Da Redação do CP Notícias
Uma notícia falsa de que a Usina Hidrelétrica do Rio Tocantins, em Lajeado, havia se rompido assustou morados de Tocantínia e Miracema do Tocantins, na noite deste domingo, 24. Conforme informações recebidas pelo CP Notícias, a informação viralizou nas redes sociais e trouxe pânico entre os moradores, muitos inclusive, chegaram a sair da cidade para lugares mais altos.
Segundo informações de moradores, por voltas das 23h30, uma grande movimentação tomou conta destes municípios e os moradores chegaram a evacuar as cidades, fugindo para a zona rural.
Em nota divulgada à imprensa, a Investco negou que a Usina tenha qualquer problema em sua estrutura. Ainda nota, a empresa diz que a UHE Lajeado foi apontada como a melhor usina do Brasil pela Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, com nota 100 nos quesitos Segurança e Meio-Ambiente.
Em caso de rompimento do reservatório, os primeiros municípios a serem atingidos, seriam Miracema do Tocantins, que tem 27 mil habitantes e e Tocantínia, com 7,4 mil moradores. As duas ficam logo abaixo da Usina.
Veja a íntegra da Nota
A Investco informa que todas as recentes notícias veiculadas sobre a barragem
da UHE Lajeado são fake news. A Companhia realiza todas as inspeções exigidas
pela legislação por meio de empresas independentes, e a usina está operando em
total normalidade. A Investco acrescenta que ainda neste ano a UHE Lajeado foi
apontada como a melhor usina do Brasil pela Agência Nacional de Energia
Elétrica, Aneel, com nota 100 nos quesitos Segurança e Meio-Ambiente.
Assessoria de imprensa no Tocantins
Sarah Pires e Alanna Moreira”