Colunas

Omega barato: 30T2

Omega barato: 30T2
Vamos começar com uma breve explicação sobre por que se justifica dedicar um post inteiro a um movimento Ômega relativamente obscuro. Assim como o cal. 33,3 é considerado um dos grandes movimentos Omega de todos os tempos, assim como o 30T.

A série de movimentos “30”, da qual o 30Ts é o mais famoso, foi fabricada pela primeira vez em 1939. Tão preciso e confiável era esse movimento manual simples que lançou uma família inteira de 15 (e mais tarde, 17) movimentos de joias. O movimento passou por várias evoluções, começando com um movimento de 15 jóias bastante simples antes de ser “atualizado” para um movimento de 17 jóias, protegido contra choques com um equilíbrio regulado com parafusos e equipado com uma mola de equilíbrio Breguet. Depois de 1949, Omega mudou sua nomenclatura de movimento, e o 30T2 tornou-se a série de movimentos 26x-28x, cujo descendente final é o cal. 286, cuja fabricação cessou em 1966, até o advento da crise do quartzo. Em suma, quase todos os Omega de corda manual neste período de mais de 25 anos, desde referências ao estilo Calatrava até Seamasters e Rancheros de corda manual, todos compartilhavam o mesmo DNA de movimento. Esse compartilhamento do movimento em amplas linhas de modelos dá origem a uma variedade desconcertante em termos de caixas e mostradores, parte da atração de colecionar esses ca. modelos 30T2.

História Militar

Embora os replicas relogios iwc movidos pelo 30T2 fossem principalmente relógios civis, os militares dos EUA e do Reino Unido emitiram relógios de serviço equipados com esse movimento. O mais famoso deles é o Omega CK2292, fabricado de acordo com as especificações WWW (relógio, pulseira, impermeável). Os relógios construídos de acordo com o padrão WWW são conhecidos como membros da “dúzia suja”. O CK2292, produzido pela primeira vez no final da Segunda Guerra Mundial, era um relógio com marcadores ferroviários, algarismos arábicos impressos, três ponteiros e (exclusivamente para um relógio militar) um mostrador branco para legibilidade, especialmente à noite. Os relógios, que os pilotos usavam para cronometrar a queda sincronizada de cargas úteis, eram regulados de acordo com as especificações solicitadas pelo governo britânico.

De acordo com fontes não verificadas, os militares britânicos encomendaram um total de 110.000 relógios, o que representou mais da metade das vendas totais da Omega em 1943. Deste número, apenas 3.000 são ref. CK2292, tornando-se uma peça muito colecionável!

O movimento

Esse movimento foi provavelmente uma das razões pelas quais a Omega conseguiu construir sua reputação como fabricante de instrumentos de cronometragem de precisão, reputação que foi reforçada pela Omega Constellation. No início da década de 1940, a Omega começou a produzir uma pequena série de relógios cronômetros com versões altamente refinadas (designadas 30Trg e 30T2SCrg) do movimento básico 30T2, com o “rg” especificando a regulagem fina. Esses relógios obtiveram grande sucesso nos testes de cronometria realizados em Neuchatel, Genebra e Kew, onde os relógios de grau cronômetro conquistaram o primeiro lugar “por precisão” em 1946.

Parte do motivo da confiabilidade e precisão do movimento estava em seu design: o design e o layout das placas eram bem diferentes do que outros fabricantes estavam oferecendo na época. Em vez de uma arquitetura de “movimento de replicas de relogios de bolso miniaturizado” exibida em calibres contemporâneos como o IWC cal. 83, o movimento Omega parece quase brutal em sua simplicidade, com placas e rodas grandes e com acabamento funcional. O calibre é tão elegantemente projetado que os relojoeiros aparentemente ainda complementam sua facilidade de montagem e durabilidade.

Verdade seja dita, é lamentável que esses relógios estejam ficando cada vez mais raros de encontrar devido à sua idade. Não esqueçamos que o mais antigo desses movimentos tem 70-80 anos. Exemplos de manutenção em boas condições de funcionamento são ainda mais raros, pois as peças necessárias para fazer os reparos estão se tornando cada vez mais difíceis de obter. Felizmente, o Vintage Portfolio tem um estoque bastante grande dessas peças de vestido de calatrava de vento manual de estilo “Jumbo” altamente colecionáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie a sua conta única para todos os produtos do Portal Cleiton Pinheiro

 

Não tem conta?

Anuncie a sua empresa em um dos maiores portais de notícias do Tocantins.