
Diante do recente aumento de casos de sarampo no Tocantins, a Prefeitura de Palmas, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), criou uma Sala de Situação, por meio da Portaria nº 399/2025, para fortalecer as ações de vigilância, prevenção e controle da doença no Município, garantindo uma resposta rápida e eficaz a possíveis surtos. Essa portaria foi publicada no Diário Oficial do Município dessa segunda-feira, 28.
A Sala de Situação será um núcleo de inteligência, responsável por monitorar o cenário epidemiológico em tempo real, coordenado pela Superintendência de Vigilância em Saúde da Semus, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs).
Também foi instituído o Comitê da Sala de Situação em Saúde, de natureza consultiva, com a finalidade de acompanhar e assessorar tecnicamente a Sala de Situação, garantindo a análise contínua das informações. Este grupo será formado por representantes de diversas áreas estratégicas, incluindo:
– Secretário-executivo da Semus;
– Superintendente de Vigilância em Saúde;
– Diretor de Vigilância Epidemiológica;
– Superintendente de Atenção à Saúde;
– Diretor de Atenção Primária à Saúde;
– Diretor de Atenção Secundária;
– Representante do Ministério Público do Tocantins (MPTO);
– Representante do Conselho Municipal de Saúde (CMS);
– Representante da Secretaria Municipal de Educação (Semed);
– Representante do Conselho Tutelar;
– Representante do Exército.
Entre as principais competências do comitê estão o monitoramento diário das notificações de sarampo, o suporte técnico às unidades de saúde da rede municipal, o acompanhamento rigoroso dos casos confirmados e das pessoas que tiveram contato com os infectados (contactantes), além da realização de reuniões periódicas para avaliar o cenário.