Com a casa cheia e o público imerso em três dias de conhecimento, tecnologia e inovação, o Palmas Summit terminou neste final de semana, reunindo mais de 10 mil pessoas, um recorde para a iniciativa que a partir de agora irá fazer parte do calendário oficial de eventos da Capital.
O encontro, realizado no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, foi encerrado com uma palestra sobre Empreendedorismo Feminino, conduzida pela atriz e empresária Giovanna Antonelli. O evento teve como contexto central o ecossistema tecnológico amazônico, além do debate da urgência climática e o crescimento sustentável, pilares essenciais na busca por um futuro mais equilibrado.
Em entrevista, Giovanna revelou que tem uma ligação muito importante com o Sebrae. Em sua visão, por meio da instituição, muitas pessoas conseguem empreender com orientação e dignidade para tocar seus negócios e ter sucesso nesta jornada. “Eu sempre digo: acredite em seus sonhos. E se você acredita, o Sebrae vai lá e te ajuda a realizar. É importante o empreendedor saber que não está sozinho nesse caminho”, comentou.
Com mais de 70 palestras divididas em diversos palcos, a edição se caracterizou pela grande variedade de temas apresentados. As tendências atuais e futuras que estão moldando os negócios, o debate sobre a urgência da sustentabilidade e os desafios que permeiam as questões climáticas, além da série de pontos chaves que atravessam as políticas governamentais, tanto para a sociedade em geral, como para os pequenos negócios, foram alguns dos conteúdos em evidência.
A programação também reuniu especialistas de renome nacional como Thiago Nigro (Primo Rico), a CEO e uma das fundadoras do Movimento Black Money e D´ Black Bank, Nina Silva, Rosana Hermann, Thiago Brunet e KondZilla. Segundo o Sebrae Tocantins, ainda passaram pelos corredores do Palmas Summit 25 startups do Estado. Na ocasião, essas empresas tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos e produtos durante todo o evento. “Por ser o primeiro dessa magnitude, o Tocantins entra no circuito de grandes eventos voltados para inovação, tecnologia e sustentabilidade. Sem contar que as startups locais tiveram a oportunidade de apresentar para a população do Estado seus projetos e produtos que fazem a diferença no empreendedorismo”, conta Adelice Novak, analista técnica do Sebrae.
Rogério Ramos, diretor técnico do Sebrae Tocantins, frisa que a 1° edição do Palmas Summit foi marcada por grandes acertos. Em sua visão, mais do que falar do recorde de público, o evento conseguiu criar uma experiência única para cada um dos participantes, do credenciamento ao conteúdo oferecido. “É uma grande satisfação ver que essa experiência foi marcante, porque o fator humano importa e muito. É ele que nos conecta e é ele que faz com que um evento como este tenha alma. Vimos que a partir de agora, poderemos todo ano vivenciar todo conhecimento que um momento como este é capaz de proporcionar aos participantes. E essa é justamente um dos nossos objetivos, levar conhecimento por meio dessas vivências”, diz.
O gerente do Sebrae, Amaggeldo Barbosa, pontua que o encontro surgiu para abrir o debate sobre o futuro e conscientizar os gestores municipais, estudantes, empreendedores e investidores da importância de projetos que promovam desenvolvimento econômico, tecnológico e o meio ambiente como todo. “A sustentabilidade é um dos temas mais importantes do século e está no eixo da inovação, todavia, não podíamos deixar de colocar esta pauta em discussão, especialmente em um momento como este, em que sofremos degradações ambientais devido à ação do homem. Os pequenos empreendedores precisam incluir o conceito sustentabilidade na rotina deles, sob o ponto de vista ambiental, econômico e social, para que juntos tenhamos consciência e pensamentos mais inovadores diante dos desafios das mudanças climáticas”, conclui.
Texto: ASN/TO