Por Dermival Pereira
Os candidatos aprovados do sistema socioeducativo e penitenciário realizaram na manhã desta terça-feira, 4, uma mobilização no Hemocentro da Capital. O objetivo da mobilização é ajudar na campanha de doação de sangue promovida pelo Hemocentro e também sensibilizar o Governo do Estado quanto á homologação e posse do concurso da Defesa Social.
Essa é a segunda doação feita pelos candidatos no período de 70 dias, na tentativa de chamar a atenção do Governo em relação ao certame. Os aprovados para o quadro da reserva do concurso já realizaram o concurso de formação, mas até agora não tem uma resposta do governo quanto á nomeação dos seus cargos, os candidatos estão aguardando uma resposta do governo desde janeiro deste ano quando o curso foi encerrado.
Entenda
Cerca de 30 candidatos aprovados para o quadro da reserva do concurso fazem acampamento em frente a Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju) por tempo indeterminado, segundo os organizadores. Os candidatos cobram do Executivo a nomeação de 125 aprovados que já realizaram o Curso de Formação, mas não foram chamados para tomar posse.
O concurso se arrasta desde 2014 quando teve seu resultado homologado. A primeira turma que fez o curso de formação já tomou posse, conforme previsto no Edital, que também prevê o curso de formação junto com a primeira turma para os aprovados no quadro da reserva. Porém, o governo não convocou o cadastro de reserva mesmo já tendo feito o TAF (Teste de Aptidão Física), a prova objetiva e exames médicos e psicotécnicos.