Por unanimidade, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET), Paulo Carneiro, foi reconduzido ao cargo para o mandato 2026–2029. A eleição da nova diretoria e do conselho fiscal ocorreu nesta sexta-feira, 3 de outubro, na sede da entidade em Palmas.
Dos 40 sindicatos rurais aptos a votar, 38 participaram e manifestaram apoio integral à chapa “Aliança pelo Agro”, liderada por Carneiro. “Essa vitória é histórica na federação e reflete o trabalho realizado nesses quatro anos. Agradeço aos diretores, presidentes de sindicatos, equipes da FAET e do Senar, além do apoio do Sistema CNA/Senar, na pessoa do presidente João Martins e do diretor Daniel Carrara”, declarou o reeleito.
Carneiro reafirmou o compromisso de fortalecer a entidade e garantir sua independência. “Vamos reunir todos que querem o melhor para o agro tocantinense. Estamos de portas abertas a parceiros e instituições para garantir as condições necessárias ao crescimento do setor”, afirmou.
Com mais de três décadas de atuação no agro tocantinense, o pecuarista radicado em Almas já presidiu o sindicato local por 15 anos, foi vereador e ocupou cargos estratégicos no setor, como vice-presidente e presidente interino da FAET. Ele foi eleito pela primeira vez em 2021.
Diretoria eleita para 2026–2029
- Presidente: Paulo Carneiro – Pecuarista, radicado em Almas há 34 anos. Ex-presidente do Sindicato Rural do município (15 anos), vereador entre 1997 e 2000, três vezes vice-presidente da FAET e presidente interino em dois períodos. Atualmente também preside o Conselho Deliberativo do Sebrae Tocantins (2023–2026), é conselheiro fiscal da CNA e membro do CDE/TO.
- Vice-presidente: Fred Sodré – Produtor rural e presidente do Sindicato Rural de Miracema. Já foi secretário municipal de Agricultura, assessor especial da Seagro e superintendente da FAET.
- 2º Vice-presidente: José Eduardo Motta – CEO da AGROJEM e Motta Fertilizantes, produtor rural e vice-presidente do Sindicato Rural de Miranorte. Atua na criação de gado de genética aprimorada, engorda e confinamento.
- 1º Secretário: Vanderlei Silva – Pecuarista, presidente do Sindicato Rural de Lagoa da Confusão. Atuou 12 anos no Sindicato Rural de Canápolis (MG) e é diretor do leilão de Araguaçu.
- 2º Secretário: Francisco Tozzatti – Economista e criador de gado comercial, preside o Sindicato Rural de Dois Irmãos e integra a diretoria da ADSTO (Associação de Desenvolvimento Sustentável do Tocantins).
- 1º Tesoureiro: Eurípedes Costa – Pecuarista e presidente do Sindicato Rural de Formoso do Araguaia. Foi o primeiro tesoureiro da FAET.
- 2º Tesoureiro: Darci Dário – Presidente do Sindicato Rural de Marianópolis há 12 anos, integra a diretoria do Sicoob Tocantins, é pecuarista e empresário no ramo de rações.