Na manhã desta quinta-feira, 1º, o secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira, reuniu-se com o pesquisador Prof Dr Thiago Beaini, da Universidade Federal de Uberlândia, para tratar sobre o Curso de Capacitação em Reconstrução Facial e Imaginologia Forense, que acontece nos dias 1 a 3 de junho, no núcleo Especializado em Antropologia Forense e Odontologia Legal – anexo do Instituto Médico Legal localizado na Universidade Federal do Tocantins. Um projeto em parceria com a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins.
Este evento representa a parte prática do curso, ministrado pelo Dr Thiago Beaini, na Universidade Federal de Uberlândia, que na oportunidade, ressaltou a importância do projeto “Desenvolvimento de Metodologia de Reconhecimento e Identificação de pessoas Desaparecidas por meio da Imaginologia Tridimensional”, contemplado pelo edital PROCAD-CAPES, bem como reafirmou a parceria da SSP com as Universidades de São Paulo (USP) e de Uberlândia (UFU) para esse projeto em andamento que envolve o Estado.
Para o secretário Wlademir Mota Oliveira, este tipo de parceria fortalece a atuação da Polícia Civil e potencializa o trabalho de investigação forense dentro do Estado. “A SSP fomenta a cooperação acadêmica científica entre as instituições de ensino superior e os órgãos de segurança pública e apoia projetos voltados à formação de recursos humanos qualificados, à pesquisa científica e ao desenvolvimento tecnológico nas áreas de segurança pública e ciências forenses, especialmente aqueles projetos que tragam impacto social positivo e demonstram o empenho de Estado na busca de pessoas desaparecidas”, destacou.
Também estavam presentes o superintendente da Polícia Científica, Alexandre Agreli, e a perita oficial odontolegista Georgiana Ferreira Ramos. “O curso apresenta uma programação muito rica, além de uma troca de conhecimento e informações, compartilhadas por profissionais da perícia criminal e da pesquisa científica”, ressaltou Agreli.
Para a perita oficial Odontolegista Georgiana Ferreira Ramos, essas parcerias entre a SSP e as Universidades, garantem que as técnicas e metodologias criadas e testadas em ambiente acadêmico possam ser colocadas à disposição da atividade pericial e consequentemente à disposição da população.
Curso prático
Durante o curso serão expostos vários temas acadêmicos e profissionais, com foco no treinamento dos peritos em novas técnicas e utilização da tecnologia a favor da investigação forense. Segundo o Professor Dr Thiago Beaini, esse curso representa a oportunidade de conhecer outros colegas, trocar muitas experiências, contatos, conhecer as demandas do IML do Tocantins e auxiliar na busca de melhorias, fortalecendo as ligações entre as instituições. (Fonte: Ascom da SSP-TO).