Estado

PF deflagra Operação Velhaco contra fraudes bancárias no Tocantins e outros estados

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (2) a Operação Velhaco, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de aplicar fraudes contra a Caixa Econômica Federal. O grupo utilizava documentos falsos para obter empréstimos consignados em nome de terceiros.

Segundo as investigações, após o recebimento dos valores, os integrantes do esquema pulverizavam o dinheiro em diversas contas bancárias, causando um prejuízo estimado em mais de R$ 800 mil à instituição financeira.

Na ação de hoje, foram cumpridos três mandados de prisão e nove mandados de busca e apreensão nos estados do Tocantins, Maranhão, Pará, Goiás e Santa Catarina. As ordens foram expedidas pela 2ª Vara Federal Cível e Criminal de Araguaína (TO).

Os investigados poderão responder por crimes como falsificação de documento público, estelionato agravado, organização criminosa e lavagem de dinheiro. As penas somadas podem ultrapassar 29 anos de prisão.

O nome da operação faz referência ao artigo 171 do Código Penal, que trata do crime de estelionato — prática de obter vantagem indevida por meio de fraude ou engano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie a sua conta única para todos os produtos do Portal Cleiton Pinheiro

 

Não tem conta?

Anuncie a sua empresa em um dos maiores portais de notícias do Tocantins.