A Polícia Federal cumpre na manhã desta quarta-feira, 31, no âmbito da “Operação Checkout”, mandados de busca e apreensão contra donos de pousadas situadas no Parque Nacional do Araguaia, unidade de conservação localizado na Ilha do Bananal no sudoeste do Estado do Tocantins.
De acordo com o informado pela PF, a operação tem como objetivo a interdição destas pousadas. A ação contou com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis- IBAMA e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade- ICMBIO. Conforme a PF, os estabelecimentos estão localizados irregularmente em terras indígenas, pertencentes à União, e ainda apresentam irregularidades como armazenamento inadequado de combustíveis, além de outras infrações. Por esses motivos, as pousadas foram alvos das sanções judiciais visando a suspensão das suas atividades.
A ação resulta da execução penal que condenou os estabelecimentos à pena de interdição de suas atividades pelo período de um ano e quatro meses, multa e custas processuais. O nome da operação faz referência ao termo utilizado para encerramento da estadia de um cliente em um estabelecimento comercial hoteleiro. (Com informações da Polícia Federal).