Foto: Polícia Científica do Tocantins/Divulgação
A Polícia Científica realizou nessa quarta-feira, 29, em Taquaralto, uma reprodução simulada de um acidente de trânsito com vítima fatal, ocorrido no dia 9 de julho de 2021. A ação da Perícia Oficial foi realizada em atendimento a determinação judicial em sede do processo criminal que trata da ocorrência. Participaram da ação os Peritos Oficiais Joel Barbosa, José Carlos Rezende, Francisco Soares e Robson Fernandes.
A reprodução simulada do acidente, que teve como objetivo atender a quesitos do Ministério Público Estadual (MPTO) e da defesa, cujo pedido de reprodução fora deferido pelo Juiz responsável pelo caso, contou com o apoio de agentes do Detran-TO e foi acompanhado pelo delegado Marcio Giroto e pelo Escrivão Felipe.
Durante a realização, que teve início às 8h e final às 13h30, um trecho da Marginal Leste da BR-101 (TO-050) foi fechado para o tráfego de veículo com a finalidade de garantir a segurança dos policias durante a ação.
Importância da Reprodução Simulada
A reprodução simulada é um exame pericial de grande importância realizado pela Polícia Científica que tem por objetivo simular os fatos narrados, reproduzir a versão dada pelas partes envolvidas sob a visão da criminalística, a fim de concluir se tais relatos guardam coerência com outros exames periciais realizados anteriormente, ou, ainda, apontar as divergências ou convergências entre as declarações prestadas. (Fonte: Ascom do Sindiperito).