Por Dermival Pereira

O problema do mau cheiro na Estação de Tratamento da rede de Esgoto do Setor Bertaville, localizado na região Sul de Palmas continua sendo alvo de reclamação de moradores da região. O problema, que se agrava mais pela manhã e no final do dia, segundo relatos de moradores, atinge também os setores irmã Dulce, União Sul e parte do Jardim Aureny III, além de um bom trecho da Avenida Teotônio Segurado, próximo ao setor.
Conforme os moradores, o mau cheiro na estação tem afastado novos investidores no setor, desvalorizado imóveis e causado desconforto para quem investiu no setor para morar. É o que relata uma moradora do setor Irmã Dulce, setor vizinho ao bairro. “Ninguém mais quer vir investir no Bertaville por causa do mau cheiro, o desconforto é muito grande, ninguém aqui aguenta mais o odor, principalmente quem mora na parte de cima, próxima a Estação. Também temos relatos de que há vazamento na estação, o que aumenta ainda mais o mau cheiro”, relata a moradora, afirmando que “pela manhã e a tarde, são os piores horários para se conviver aqui, pois apesar de morar no setor vizinho, também estamos sendo prejudicados”, relata a moradora que preferiu não se identificar.
O Setor Bertaville é um dos bairros mais valorizados da região Sul da Capital, de frente para a represa do Ribeirão Taquaruçu, formada pelo lago da Usina Luiz Eduardo Magalhães, o setor também fica próximo à universidades como Católica e Ulbra, ao Estádio Nilton Santos e a Avenida Teotônio Segura, principal via de acesso do Aeroporto ao centro da Capital.
BRK responde
Em nota, a BRK Ambiental negou que haja vazamento de esgoto na Estação. Na nota, a BRK diz que “não há qualquer vazamento na Estação de Tratamento de Esgoto Aureny tratando-se do lançamento de esgoto tratado”.
Ainda conforme a BRK, o esgoto “pode ser lançado tanto no solo quanto diretamente na água do lago em atendimento à legislação ambiental. A empresa informa ainda que estão em curso na estação obras para melhoria e eliminação de problemas de mau cheiro”.