Por Dermival Pereira
A Clínica Uniped – Pronto Atendimento Infantil de Urgência e Emergência, de Palmas, comunicou que irá suspender os atendimentos aos usuários do PlanSaúde a partir do dia 1º de abril. O motivo, segundo alega a empresa, é uma dívida referente aos meses de outubro do ano passado a janeiro desde ano. Nesse período, segundo informa a clínica, 3.100 crianças foram atendidas na unidade hospitalar pelo PlanSaúde .

O gerente da clínica, Fernando Augusto Lacerda Dutra, explicou ao Portal CP Notícias que em virtude dos atrasos, não resta outra alternativa que não seja suspender o atendimento. De acordo com Dutra, “o Governo não paga a empresa pela prestação dos serviços desde outubro do ano passado, estamos pagando para trabalhar, já notificamos o governo e como não houve proposta de pagamento por parte da gestão, os serviços serão suspensos a partir de 1º de abril, pois a clínica não tem como se sustentar prestando um trabalho sem receber”, explica o gerente.
Questionado se o governo se propôs a sanar a dívida de alguma forma, Dutra diz que não. “Tentamos de várias formas, como a gestão não fez proposta, agora queremos receber tudo o que está em atraso, caso contrário, o atendimento será suspenso”, declara.
Usuários do PlanSaúde vem reclamando da suspensão dos serviços em várias regiões do Estado. Em Gurupi, os hospitais São Franciso e Unimed e Santa Catarina também já suspenderam o atendimento aos usuários por falta de pagamento por parte do governo.
Governo responde
Em nota, a Secretaria Estadual da Administração (Secad) informou que “foi notificada na manhã desta terça-feira, 26, sobre a previsão de suspensão no atendimento do Pronto Atendimento Pediátrico (Uniped), mas como não há motivo aparente para a descontinuação do serviço, visto que o fluxo do calendário de pagamentos do PlanSaúde encontra-se dentro da normalidade, designou uma equipe do Plano para que averigue as possíveis causas da suspensão junto a unidade”.
“Informamos ainda, que em virtude do ocorrido, os usuários do PlanSaúde que necessitarem de atendimento para crianças, podem procurar a rede credenciada, conforme guia médico, disponibilizado no site da Secad (https://secad.to.gov.br/plansaude/rede-credenciada/), oou por meio do telefone 0800 042 0382”, informa a pasta sobre o assunto.



