No sábado, 28, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Nacional realizou o Dia D de vacinação contra a Influenza em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e do distrito de Luzimangues. A ação teve como público-alvo crianças de 6 meses a 5 anos, idosos acima de 60 anos, gestantes, pessoas com doenças crônicas, indivíduos com deficiência, professores e profissionais de saúde.
A campanha de vacinação contra a gripe, que começou no dia 2 de setembro, se estende até 26 de outubro. Ao todo, Porto Nacional recebeu 8.320 doses da vacina enviadas pelo Ministério da Saúde, das quais 476 foram aplicadas apenas no Dia D. O objetivo da campanha é aumentar a cobertura vacinal, prevenindo complicações e internações provocadas pela doença. Para receber a vacina, os cidadãos devem comparecer à UBS mais próxima, munidos de caderneta de vacinação e documentos pessoais.
A coordenadora da UBS Mãe Eugênia, Ana Paula Serpa, ressaltou a importância da mobilização. “Hoje é o Dia D da vacinação contra a Influenza, focado nos grupos prioritários. Estamos atendendo até às 16 horas para garantir que a população, incluindo idosos, gestantes e crianças, seja protegida contra a gripe, uma doença evitável por meio da vacina. Essas campanhas são essenciais para alcançar todos que necessitam”, disse.
O aposentado Pedro Gomes, que participou da campanha, destacou a importância da vacinação. “Tomei a vacina para cuidar da minha saúde e me proteger por mais tempo”, afirmou.
Na UBS Isadora Chaves de Moura, no setor Vila Operária, a servidora pública Cleunice Maria de Jesus levou sua filha de 3 anos para se vacinar. Ela reforçou a importância da prevenção: “A vacina da gripe é fundamental para manter minha filha saudável e protegida”. A enfermeira da unidade, Ana de Jesus, também fez um apelo à comunidade. “Estamos vacinando os grupos prioritários, como gestantes, puérperas, idosos, crianças e pessoas com comorbidades. A vacina contra a Influenza é essencial, e convidamos toda a comunidade a participar”, concluiu.
Além dos grupos citados, também poderão se vacinar até o final da campanha:
Crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias;
Gestantes;
Puérperas;
Pessoas em situação de rua;
Profissionais de segurança e salvamento;
Pessoas com deficiência (PcD);
Caminhoneiros;
Trabalhadores do transporte coletivo;
Portuários;
Professores;
Profissionais da saúde;
Povos indígenas;
Idosos com mais de 60 anos;
Pessoas com doenças crônicas;
Pessoas privadas de liberdade, inclusive os que cumprem medidas socioeducativas e seus funcionários
Da redação com informações da Ascom de Porto Nacional.