“Palestra, falas rebuscadas e tapinhas nas costas não constroem política pública. Por isso fiz a Secretaria da Mulher com recursos garantidos, servidores efetivos lotados na pasta e segurança jurídica, nada no formato extraordinário. Priorizei ações para enfrentamento à violência contra a mulher e de acolhimento a essas vítimas e a Casa da Mulher Brasileira será um grande avanço para Palmas e para o Tocantins”, ressaltou a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, na reunião com os representantes do Ministério das Mulheres na manhã desta terça-feira, 15 de outubro. O encontro marca os últimos ajustes para a inauguração do equipamento, prevista para ainda este ano.
A secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres do Ministério das Mulheres, Denise Motta Dau, explicou a importância do envolvimento da prefeitura, governo estadual, governo federal, Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública para ofertar serviços integrados e especializados, facilitando o acesso a recursos para as vítimas de violência. O objetivo do Ministério das Mulheres é garantir com esse equipamento a centralização de diversos serviços em um único local, tornando o processo de atendimento mais ágil, acolhedor e menos burocrático.
A secretária municipal da Mulher, Fernanda Pitaluga, detalhou que a obra está quase concluída e está na fase de aquisição de equipamentos e mobiliário para a Casa da Mulher Brasileira, além dos alinhamentos sobre o funcionamento do equipamento. A gestora destacou que a Casa da Mulher Brasileira possibilitará um atendimento mais amplo e o fortalecimento das ações de proteção às mulheres vítimas de violência.
A Casa da Mulher Brasileira tem um investimento inicial de R$ 6,4 milhões e ofertará os seguintes serviços: triagem, apoio psicossocial, promoção de autonomia econômica, cuidado das crianças – brinquedoteca, alojamento de passagem e central de transportes. Também terão os serviços de delegacia, juizado, Ministério Público e Defensoria Pública.
Também participaram da reunião a coordenadora-geral de acompanhamento de Planos, Programas e Projetos do Ministério das Mulheres, Maura Luciene Souza;e o gerente de Projetos da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres do Ministério das Mulheres, Marcelo Pontes. E o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), Antônio Trabulsi; a secretária-chefe do Gabinete da Prefeita, Maíra Galvão; e a secretária-executiva da Mulher, Valério Albino.
A equipe do Ministério das Mulheres segue em agenda em Palmas e fará uma visita técnica na obra da Casa da Mulher Brasileira nesta quarta-feira, 16.