“O nosso postinho já vai abrir as portas novamente? Nossa, que felicidade!”, comemorou a aposentada Idalina Oliveira Lima, de 95 anos, moradora do Setor Waldir Lins, ao receber a notícia sobre a reinauguração da Unidade de Saúde Waldir Lins. Apesar de não ter faltado atendimento para ela, já que recebia visitas de médicos e enfermeiros em sua residência, a aposentada disse ter sentido falta de ir até a unidade de saúde.
A Unidade passou por uma grande revitalização e foi reinaugurada na manhã desta quinta-feira, 10, em uma cerimônia com a presença da prefeita Josi Nunes, vereadores, além de servidores e moradores do bairro.
Durante o período de manutenção, que durou cerca 15 meses, toda a equipe e os atendimentos foram transferidos para a Unidade de Saúde Parque das Acácias, garantindo a continuidade dos serviços de saúde à população. Os idosos e pacientes que não podiam se deslocar até o Parque das Acácias, receberam atendimento domiciliar durante esse período, como é o caso da aposentada Idalina Oliveira. “Vinha o médico, o dentista, a enfermeira, não faltou atendimento, recebi até vacina em casa, sempre fui muito bem atendida”, declarou.
A secretária de Saúde, Luana Nunes, destacou que a manutenção levou mais tempo que o previsto, mas que foi realizado um serviço de qualidade. “Enfrentamos atrasos pois nossa prioridade é entregar um serviço de excelência, então acompanhamos de perto junto com os diretores, o engenheiro responsável, fazíamos ajustes e estamos gratos, pois hoje entregamos para os servidores e a comunidade uma Unidade totalmente revitalizada”, salientou.
A prefeita Josi Nunes afirmou que o compromisso da gestão é continuar buscando recursos para revitalizar outras Unidades de Saúde e destacou o empenho da administração em continuar melhorando a saúde pública.
“Recentemente entregamos a Unidade do Sevilha, ano passado a do Pedroso também foi revitalizada e sabemos que tem outras Unidades que precisam. Amanhã mesmo vou a Palmas em busca de recursos com o deputado Gaguim. As demandas são muito grandes, os recursos são poucos e não conseguimos fazer tudo ao mesmo tempo, é um processo gradativo, tivemos muitas melhorias na saúde e vamos continuar avançando”.
Sobre a revitalização
Desde sua inauguração em março de 2002, essa foi a primeira grande revitalização no local. Quando a gestão atual assumiu, a unidade estava em situação precária, como lembrou a Agente Comunitária de Saúde, Luzirene .“ Molhava muito quando chovia, então tudo isso foi muito esperado e sonhado por nós e pela comunidade. E esse serviço foi diferenciado, só temos a agradecer”, concluiu.
Foi realizada uma revitalização completa com troca de telhado, forro, piso, pintura, revestimento, ipermeabilização, instalações elétricas e hidrosanitária, entre outros . Antes da manutenção a Unidade contava com 10 salas, além da recepção. Com a revitalização houve também ampliação das salas de atendimento. São quinze no total: uma recepção, um consultório odontológico, duas salas de espera, sete banheiros, dois consultórios médicos, dois consultórios de enfermagem, uma sala de imunização, uma sala de triagem, uma sala de procedimento, uma sala de reunião, uma copa, um almoxarifado, uma sala para os Agentes Comunitários de Saúde, dois consultórios do programa E-Multi, uma sala de coleta de exames e uma sala de expurgo e esterilização.
O evento contou com a presença dos vereadores Ivanilson Marinho, César da Farmácia, Jair do Povo, Ronaldo Lira, Matheus Monteiro, Zezinho da Lafiche e da presidente do bairro, Sônia Segger, e do presidente do Conselho de Saúde, Franciscero Lopes.
Texto: Ascom Gurupi