
Da Redação
A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), contratou o hospital Medical Center, por meio de credenciamento, para fazer o tratamento conservador de ortopedia de baixa e média complexidade, serviço antes feito pelo Hospital Geral de Palmas. A contratação foi aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) e pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
Anunciada ainda meio maio pela Gestão Municipal, os pacientes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Sul e Norte, após triagem inicial e definida a necessidade do tratamento em ortopia, serão transferidos pelo Semus, a depender da gravidade do caso, ao Medical Center.
O tratamento conservador de baixa e média complexidade consiste na avaliação por imagem (raio-X) e imobilização com tala ou gesso para tratar a lesão. O paciente será acompanhado até receber alta. A Semus ressalta que casos de alta complexidade, que requerem cirurgia, continuarão sendo acompanhados pela rede estadual de saúde.
Conforme o secretário da Saúde, Thiago Marconi, a inclusão do tratamento conservador de ortopedia na rede de saúde de Palmas representa um avanço significativo para a cidade. “Agora, temos uma opção eficiente e acessível para tratar lesões de baixa e média complexidade. A implementação desse serviço é resultado de um trabalho conjunto que visa melhorar o atendimento e reduzir a necessidade de encaminhamentos para hospitais estaduais, otimizando o fluxo nas UPAs”, afirma o gestor.
Anteriormente, o tratamento conservador de baixa e média complexidade era oferecido pelos hospitais estaduais. Com a aprovação do serviço pelo CMS e CIB, o município de Palmas fica autorizado a fornecer esse atendimento crucial para a população. (Com informações da Prefeitura de Palmas)