Entrar na conta

Cidades

Prefeitura de Palmas orienta sobre cuidados preventivos para ter boca mais saudável

Equilíbrio entre hábitos de higiene bucal e alimentação adequada são fundamentais para evitar doenças – Foto: Arquivo/Prefeitura de Palmas

Um sorriso saudável não é apenas uma questão estética, mas também é indicativo de uma boa saúde bucal. A manutenção de hábitos adequados de higiene oral é fundamental para prevenir uma série de problemas dentários e promover o bem-estar geral do organismo. Nesta quarta-feira, 25, é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal e a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) destaca os cuidados que a população deve ter para manter uma boca mais saudável.

A cirurgiã dentista Yellen Oliveira, da rede de saúde pública de Palmas, orienta que para a higienização é necessário fazer a escovação sempre após as principais refeições como café da manhã, almoço e jantar. “É importante escolher uma escova com cerdas macias, cabeça pequena e com cabo bom para o apoio de quem vai escovar. Além disso, o creme dental sempre deve conter flúor, sendo a quantidade o equivalente a um caroço de ervilha e para bebês essa quantidade deve ser ainda menor, referente a um caroço de arroz”, informa Oliveira. 

A profissional também reforça que o equilíbrio entre hábitos de higiene bucal e alimentação adequada são fundamentais para evitar doenças como cárie dentária, gengivite, causadora da inflamação na gengiva, periodontite, inflamação nos ossos e ligamentos, pulpite, inflamação da polpa dentária, dentre outras. “É importante alinharmos bons hábitos de higiene bucal a uma dieta saudável e balanceada, bem como fazer visitas periódicas ao dentista”, ressalta. 

Sobre o serviço

A Semus oferece serviços odontológicos nas Unidades de Saúde da Família (USFs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e também no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). A maioria dos casos, incluindo situações de urgência, o paciente deve dirigir-se à sua unidade de saúde de referência que oferta serviços plurais como orientação, profilaxia, raspagem, restaurações, exodontia, tratamento restaurador atraumático, acesso à polpa e medicamento intracanal, remoção de sutura e continuidade do tratamento periodontal. 

Nos finais de semana e horários noturnos, quando o paciente enfrentar uma emergência que requer atendimento imediato, ele deve procurar o serviço odontológico nas UPAs. Os tratamentos eletivos, que não são urgentes, são agendados normalmente nas unidades de saúde do paciente. Os casos urgentes podem entrar como demanda espontânea. O CEO é responsável por tratar casos com complexidade de tratamento, como tratamentos de canal, serviços bucomaxilofaciais, próteses e outros procedimentos relacionados.

Texto: Annady Borges – estagiária da Prefeitura de Palmas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie a sua conta única para todos os produtos do Portal Cleiton Pinheiro

 

Não tem conta?

Anuncie a sua empresa em um dos maiores portais de notícias do Tocantins.