
O Instituto de Previdência Social do Município de Palmas (PreviPalmas) e o Banco do Brasil S.A. firmaram contrato para a prestação de serviços de custódia dos Títulos Públicos Federais pertencentes ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de Palmas. A ação tem por objetivo oferecer segurança, transparência e modernização para a gestão dos recursos previdenciários, segundo explicou o presidente do órgão, Raul Neto.
Durante a solenidade de assinatura, o prefeito Eduardo Siqueira Campos destacou que a contratação foi realizada sem qualquer ônus financeiro para o Instituto e não gerou custos adicionais ou taxas a serem pagas. “A opção demonstra responsabilidade e zelo com os recursos públicos”, enfatizou.
O Banco do Brasil é uma instituição financeira de capital misto, com relevante participação do Governo Federal. É, atualmente, a maior custodiante de títulos do país, reconhecido por sua robusta estrutura operacional, ampla experiência e credibilidade no mercado financeiro.
Segundo explicou o presidente do PreviPalmas, Raul Neto, entre os principais benefícios proporcionados por essa contratação destacam-se a maior segurança na guarda e controle dos ativos do RPPS; transparência e rastreabilidade das operações; relatórios detalhados e atualizações periódicas sobre os investimentos; redução de riscos operacionais e maior controle patrimonial; atendimento especializado e suporte técnico qualificado.
Neto lembrou ainda que o Banco do Brasil tem o reconhecimento nacional como a maior instituição custodiante de títulos públicos, alinhamento às melhores práticas de governança e gestão previdenciária, e que oferece ausência de custos para o Instituto, preservando integralmente o patrimônio dos segurados. “Com esta iniciativa, o PreviPalmas reforça seu compromisso com a boa gestão dos recursos previdenciários, buscando sempre garantir segurança, transparência e eficiência na administração dos investimentos que asseguram o futuro dos seus segurados”, finalizou.
Pró-Gestão
O PreviPalmas também assinou, no início deste ano, a adesão ao Pró-Gestão RPPS, programa do Governo Federal que certifica Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) que adotam boas práticas de gestão. O objetivo é incentivar a sustentabilidade financeira e atuarial dos RPPS.
O programa se baseia em controles internos, governança corporativa e educação previdenciária; garante que as aplicações financeiras são realizadas com segurança e responsabilidade; e contribui para a profissionalização dos gestores dos RPPS, ajudando a evitar que mudanças políticas resultem em descontinuidade na gestão previdenciária.
Texto: Georgethe Pinheiro – Prefeitura de Palmas