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Procon Tocantins orienta consumidores com dicas para as compras do Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, é uma das datas que mais movimentam o comércio. Com a abundância de ofertas e promoções, o Procon Tocantins busca orientar os consumidores com dicas essenciais para garantir uma experiência de compra segura e consciente.

Rafael Pereira Parente, superintendente do Procon Tocantins, destaca a importância de manter o foco durante as compras. “É importante que os consumidores estejam atentos e façam compras de maneira consciente e segura. No Procon Tocantins, queremos garantir que todos aproveitem as ofertas e promoções sem problemas futuros. Por isso, ressaltamos a importância de pesquisar preços, verificar a clareza das informações sobre produtos e serviços, e conhecer seus direitos como consumidores.” Destaca Parente.

Dicas do Procon Tocantins para o Dia dos Namorados:

Pesquise Preços:

Compare os preços dos produtos e serviços desejados. Sempre que possível, opte por pagar à vista ou em pequenas parcelas sem juros.

Atenção aos Itens Expostos:

Todos os produtos devem ter os preços claramente indicados. Isso inclui o preço à vista, as condições de pagamento parcelado e a taxa de juros, tanto nas vitrines quanto no interior das lojas

Formas de Pagamento:

O estabelecimento deve informar claramente as formas de pagamento aceitas em um local de fácil visualização.

Reservas em Restaurantes:

Para quem planeja um jantar romântico, é aconselhável fazer reserva antecipada. Além disso, o estabelecimento deve informar, por meio de cartazes ou adesivos, se aceita cartão de crédito e quais bandeiras são aceitas.

Taxas de Serviços

Ao consumidor é facultado o pagamento de 10% sobre a conta, ou seja, paga se quiser.

 Atendimento Preferencial

Casais com mais de 60 anos têm direito a atendimento preferencial, e os restaurantes devem respeitar essa regra.

Direitos em Ofertas

Produtos em promoção também estão protegidos pelos direitos do consumidor. Se houver defeitos, o cliente tem direito ao reparo ou reembolso. Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Prazos de Garantia

O prazo de troca é de 30 dias para itens não duráveis, como alimentos, e de 90 dias para itens duráveis, como celulares, roupas e calçados, etc.

Registros de Compras

Guarde a nota fiscal e registros das compras, como capturas de tela e fotos de produtos defeituosos.

“Se encontrarem alguma irregularidade, entrem em contato conosco pelo Disque 151 ou pelo WhatsApp Denúncia no número (63) 99216-6840. Estamos aqui para garantir que o consumidor tenha uma experiência de compra tranquila e com seus direitos respeitados neste Dia dos Namorados.” Ressalta Magno Silva, diretor de fiscalização. 

Texto: Waldenia Silva/Governo do Tocantins

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