A Prefeitura de Palmas conquistou mais um reconhecimento nacional pelas boas práticas de gestão pública. A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) foi premiada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) graças aos resultados do projeto ‘O Impacto da Estratégia do Microplanejamento na Expansão do Índice Vacinal em uma capital da região Norte’, que ampliou significativamente o número de pessoas vacinadas na cidade. A cerimônia de premiação ocorreu na última quarta-feira, 20, em Brasília, durante o encerramento da II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS.
Entre as 54 iniciativas premiadas em todo o país, o projeto de Palmas destacou-se pela sua estratégia de microplanejamento, que envolveu a ampliação da distribuição de imunizantes, o combate à disseminção de fake news sobre a vacinação e o incentivo à adesão vacinal. “Este prêmio é o resultado do compromisso e da dedicação de todos os profissionais envolvidos, desde a gestão que apoiou e priorizou a vacinação até o trabalho incansável de cada servidor da saúde. Diante da resistência e dos movimentos que disseminam notícias falsas, intensificamos nossos esforços na comunicação, levando informação clara e confiável à população. Este reconhecimento pertence aos servidores da saúde municipal e a toda a comunidade que valoriza a importância da vacina e confia nos serviços oferecidos por nossa rede”, explicou Fernanda Maria Fernandes do Carmo Lemos, autora do projeto e membro da Coordenação Técnica das Doenças Imunopreveníveis da Semus.
O projeto tem como co-autores a enfermeira e diretora de Vigilância em Saúde, Meire da Silva Pereira, da secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Mota Brito Bezerra, o enfermeiro Hugo Botelho, que também apresentou o projeto na Oficina Nacional, além da participação de toda a equipe técnica da Central Municipal de Rede de Frio (Cemurf), técnicos vacinadores das Unidades de Saúde da Família (USFs), e da equipe de Comunicação da Semus, sob supervisão da jornalista Fernanda Mendonça.
Dentre as ações desenvolvidas estão a capacitação dos profissionais das salas de vacina, produção de matérias jornalísticas, web cards e vídeos para as redes sociais (inclusive com profissionais da Semus tirando dúvidas sobre vacinas), vacinação em feiras, shopping, e locais com grande circulação de pessoas, ampliação da quantidade de vacinadores, dentre outras.
Para a secretária da Semus, esse reconhecimento mostra que estão no caminho certo. “As estratégias implementadas alcançaram resultados expressivos, com índices vacinais superiores aos registrados na última década. Seguiremos firmes nesse propósito, acompanhando, avaliando e monitorando tudo que vem sendo feito pela melhoria da qualidade de vida da população”, esclareceu.
Resultados
A Semus alcançou um significativo avanço na cobertura vacinal de todos os imunizantes incluídos no calendário nacional de vacinação. Entre os destaques, a vacina BCG registrou um aumento de 22,28% no número de vacinados, enquanto a Hepatite B e a Pentavalente tiveram crescimento de 33,90%. Já a vacina contra a Febre Amarela obteve o maior índice, com um aumento de 38,09%. Os dados referem-se ao período de janeiro a março, comparando os anos de 2023 e 2024.
Texto: Fernanda Mendonça/Semus Palmas