Da Redação do CP Notícias
Ao menos 57 detentos morreram na manhã deste sábado, 29, no Centro de Recuperação Regional de Altamira, no sudoeste do Pará, durante uma rebelião. As informações sobre o massacre foram publicadas pelo G1, o Portal de Notícias da Globo, junto a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe). Do total de mortos, segundo a publicação, 16 deles foram decapitados e o restante asfixiado.
Segundo o G1, uma briga entre organizações criminosas provocou a rebelião e Segundo a Susipe, internos do bloco A, onde estão custodiados presos de uma organização criminal, invadiram o anexo onde estão internos de um grupo rival. Os grupos ainda não foram identificados pela Susipe.
Posteriormente, a sala foi trancada e os presos atearam fogo no local. A fumaça invadiu o anexo e alguns detentos morreram por asfixia, de acordo com a Susipe. A ação começou às 7h e terminou por volta das 12h. A unidade prisional tem capacidade para 200 detentos, mas era ocupado por 311 presos.
Esse é o segundo maior massacre em presídios de 2019. Em maio, 55 presos foram mortos sob custódia do estado no Amazonas.
Matéria atualizada no dia 30/07/2019, às 08h04.