Após um longo processo de articulação do Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO), a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) designou os Responsáveis Técnicos (RTs) para atuarem nas unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital. A nomeação e a concessão de gratificação para esses profissionais foram publicadas no Diário Oficial do Município (veja abaixo).
As enfermeiras e enfermeiros designados pela Semus de Palmas vão atuar como RTs Unidades de Saúde da Família (USF), Policlínicas, Ambulatórios, Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e demais estabelecimentos de saúde do SUS. Esses profissionais terão direito à gratificação pelo desempenho da função.
A designação dos enfermeiros RTS e a concessão de gratificação representam um grande avanço para a valorização e o reconhecimento profissional. Além disso, a medida refletirá na organização e na eficiência dos serviços prestados à população de Palmas.
De acordo com o Departamento de Fiscalização do Coren-TO, essa conquista é resultado de uma longa jornada de articulação feita junto à Prefeitura de Palmas. Ao longo dos anos, foram realizadas diversas reuniões, discussões, notificações e parcerias com demais órgãos públicos com o objetivo de buscar o cumprimento da legislação que normatiza o exercício da Enfermagem.
A lista definitiva com os nomes dos Enfermeiros Responsáveis Técnicos designados para cada unidade de saúde foi publicada no Diário Oficial de Palmas. Acesse nos links abaixo.
http://diariooficial.palmas.to.gov.br/media/diario/3496-3-7-2024-23-48-48.pdf
http://diariooficial.palmas.to.gov.br/media/diario/3503-12-7-2024-20-51-34.pdf
Texto: Ascom Coren-TO