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Saiba como evitar o corte de energia e água após a crise

Por Dermival Pereira

No último dia 24 de março, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu suspender os cortes no fornecimento de energia elétrica motivados por falta de pagamento dos consumidores pelo prazo de 90 dias. Em Medida Provisória (MP), publicada na mesma data, governador Mauro Carlesse (DEM), também proibiu os cortes de água e energia no Estado, no período, por causa da crise provocada pelo novo coronavírus.

No entanto, muitos consumidores acabam por confundir a proibição da suspensão dos serviços, neste período, com a não obrigatoriedade do pagamento. As dúvidas também existem sobre o que fazer após esse período, em caso de atraso nos pagamentos. A medida vale para residências urbanas e rurais, além de serviços essenciais.

Em resposta aos questionamentos da reportagem sobre o assunto, a Energisa disse que, “a orientação da companhia é para que os consumidores, que tenham condições, realizem o pagamento em dia, evitando o acúmulo da dívida. Caso o cliente realmente não tenha condição de pagar a fatura, é importante procurar a Energisa o quanto antes para fazer a negociação dos débitos. O consumidor não precisa esperar as contas dos três meses acumularem para isso, até porque há incidência de juros e multas quando o pagamento não é realizado”.

Em caso de corte (após esse período), por falta de pagamento referente ao tempo de proibição, para que a energia seja religada, a Energisa informou que,o cliente deverá efetuar o pagamento de todas as faturas vencidas, por isso é importante que o consumidor se programe para evitar o acúmulo”.

Conforme a Energisa, é importante que os consumidores paguem a conta em dia. Mas a empresa entende que o momento é difícil e por isso preparou um conjunto de medidas para facilitar o pagamento de contas atrasadas. As opções valem para os consumidores atendidos em baixa tensão, como residências e pequenos comércios, que poderão dividir seus débitos com entradas facilitadas e mais opções de parcelamento. As propostas de flexibilização são feitas de acordo com o perfil de consumo de cada cliente.

Outro ponto importante, ressalta a Energisa, “é sobre os hábitos de consumo de energia. Em tempos de isolamento social, em que mais pessoas estão em casa, os consumidores precisam usar a energia de forma eficiente para evitar aumento na conta de energia. Geladeira, ar-condicionado, chuveiro elétrico e ferro de passar são os grandes vilões”.

BRK Ambiental

Sobre o mesmo assunto, a empresa BRK Ambiental, responsável pelo fornecimento de água em várias cidades do Tocantins, informou que, “o corte do fornecimento de água por falta de pagamento está suspensa em razão das medidas adotadas para combater o Covid-19. A empresa orienta os seus clientes a manterem o pagamento em dia para evitar juros, multas e outros encargos. Os clientes podem realizar, a qualquer momento, parcelamentos e negociações para quitação de suas dívidas”.

Segundo a BRK, “em caso de necessidade de religação (quando o fornecimento estiver suspenso por falta de pagamento), o cliente pode realizar uma negociação para parcelamento da dívida garantindo o reestabelecimento do serviço. Os canais digitais da empresa e o 0800 6440 195 podem ser procurados pelos clientes que tiverem qualquer dúvida”.

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