O Santos foi denunciado pela Procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por causa da invasão de torcedores ao gramado da Vila Belmiro e da agressão ao goleiro Cássio, do Corinthians, na partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. As informações foram publicadas pelo GE.
O Peixe foi enquadrado no Artigo Artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, nos parágrafos I e II, que prevê punições por “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir”:
- I — desordens em sua praça de desporto;
- II — invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo”.
O caso ainda será julgado pelo STJD, mas o Santos pode ser punido em até R$ 100 mil em multa e, dependendo da gravidade, perda de mando de campo de um a 10 jogos: “Quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo, a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas, quando participante da competição oficial”, diz o texto.
O Santos identificou todos os envolvidos na invasão ao gramado da Vila Belmiro e o agressor do goleiro Cássio. Um dos torcedores, inclusive, foi expulso do quadro de sócios do clube.