Estado

Saúde do TO alerta população sobre casos de síndromes gripais e respiratórias

Foto: Luciana Barros/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), alerta a população e os profissionais de saúde tocantinenses para prevenção e o diagnóstico precoce com intuito de reduzir a transmissão das síndromes gripais e respiratórias, bem como apoiar as ações assistenciais. Uma nota técnica foi elaborada pelas equipes da Superintendência de Vigilância em Saúde/Diretoria de Vigilância das Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis/Gerência de Imunização da Pasta e enviada aos 139 municípios.

“Mantemos nossas equipes vigilantes aos dados e acompanhando os índices de internações em decorrência da doença. Por ser um vírus sazonal é normal que haja mais pessoas infectadas neste período, mas não há motivos para alardes, apenas as precauções, orientadas pelos especialistas”, afirmou o  secretário de Estado da SaúdeCarlos Felinto.

A gerente de Imunização da SES-TO, Diandra Sena pontuou que, “apesar da imunização ser uma das formas de prevenção das doenças, por definição do Ministério da Saúde, o Tocantins só terá campanha de vacinação contra a gripe, quando a região Norte for contemplada, que será no 2º semestre deste ano”.

A técnica de enfermagem, Ana Valdineia Santos, moradora de Palmas está acompanhando o bebê de três meses com quadro respiratório na ala pediátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP) e falou sobre os sintomas. “Teve sintoma de tosse, febre, falta de apetite, não conseguia comer, trouxemos logo para a unidade. Está internado há 10 dias no pronto-socorro pediátrico, tomando antibiótico, sentiu cansaço e teve que utilizar  dispositivo de oxigênio. Graças a Deus bem atendido e esperamos que melhore logo e venha a alta hospitalar”.

 Como prevenir?

Algumas medidas de prevenção recomendadas são: higienização das mãos frequente, principalmente antes de consumir algum alimento; utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; higienizar as mãos após tossir ou espirrar, no caso de não haver água e sabão; usar álcool gel; adotar sempre a etiqueta respiratória; evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de síndromes gripais; evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados); intensificar a ingestão de líquidos e usar máscaras se estiver com sintomas gripais.

Dados

Conforme  dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), em 2024 foram aplicadas 172.680 doses do imunizante contra influenza, nos grupos prioritários. Destes, 73.387 foram em idosos, 80.042 em crianças, 7.705 em gestantes, 459 em puérperas e 11.087 em indígenas.  Em outros grupos da população foram aplicadas 55.482 doses, totalizando assim, 228.162 doses aplicadas, o que corresponde 40% do público-alvo de 569.884 pessoas.

De acordo com dados dos Sistemas de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), 5.916 pacientes foram internados nos hospitais do Tocantins para tratamento de pneumonias ou influenza (gripe) em 2024; e em 2025, já foram mais de mil internações.

Texto: Luciana Barros/Governo do Tocantins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie a sua conta única para todos os produtos do Portal Cleiton Pinheiro

 

Não tem conta?

Anuncie a sua empresa em um dos maiores portais de notícias do Tocantins.