Entrar na conta

Cidades

Saúde municipal realiza Dia D contra o mosquito da dengue na região Norte de Palmas

Foto: Gabriele Letrari/Prefeitura de Palmas

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) está intensificando suas ações de combate ao mosquito da dengue na capital tocantinense. Nesta sexta-feira, dia 16 de fevereiro, será realizado mais um Dia D, desta vez na região Norte da cidade. Os agentes de combate às endemias (ACE) da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) estarão mobilizados para conscientizar a comunidade da Arne 61 (504 Norte) sobre a importância de manter o quintal sempre limpo e evitar água parada, principal criadouro do mosquito transmissor da dengue.

A ação terá início às 8 horas da manhã e seguirá durante todo o dia, com orientações e atividades de limpeza. Além do alerta à população, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) também estará presente para auxiliar na limpeza das áreas verdes e lotes baldios da quadra.

Lara Betânia Araújo, coordenadora de Controle Vetorial da UVCZ, destaca a importância do cuidado redobrado durante o período de chuvas. Segundo ela, as condições climáticas favoráveis, como chuvas seguidas de calor intenso, criam um ambiente propício para a proliferação do mosquito da dengue. “É importante ressaltar que cada morador é responsável pelo seu imóvel e deve se programar para fazer uma vistoria semanal a fim de verificar se não há nenhum recipiente passível da acumulação de água”, pontua Lara.

Além do Dia D desta sexta-feira, estão previstas outras ações de combate ao mosquito da dengue em diferentes regiões da cidade. No dia 23 de fevereiro, será a vez da Quadra Arse 131 (1304 Sul) receber o mutirão de conscientização. Em março, no dia 8, as atividades acontecerão no Lago Sul, e no dia 22 do mesmo mês, na Quadra Arse 24 (210 Sul).

Os agentes de combate às endemias também têm realizado mutirões de visitas para detecção, remoção e/ou eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti em várias quadras da capital. Durante as visitas, eles orientam os moradores sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do vetor e, consequentemente, a disseminação das doenças por ele transmitidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie a sua conta única para todos os produtos do Portal Cleiton Pinheiro

 

Não tem conta?

Anuncie a sua empresa em um dos maiores portais de notícias do Tocantins.