Cidades

Sem água há sete dias, moradores de Lagoa do Tocantins reclamam de transtornos e cobram providências da ATS

Por Dermival Pereira

Gestão do fornecimeto de água no municipio é feito pela ATS

Ao menos três mil moradores da cidade de Lagoa do Tocantins estão sem água há sete dias. A informação foi repassada ao Portal CP Notícias na tarde deste sábado, 20, por moradores do município.  A falta de água, segundo pontua os moradores, é um problema recorrente no município, mas se agravou há cerca de uma semana, quando a parte alta da cidade ficou totalmente sem o fornecimento.

No município, a gestão da água é feita pelo Governo do Estado, por meio da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), e segundo informações repassadas por moradores ao CP Notícias, a não solução do problema tem ocorrido porque o servidor que atendia a comunidade deixou o cargo em virtude do não pagamento dos salários.

Conforme explica uma moradora que pediu para não se identificar, neste sábado, a situação se agravou ainda mais e a falta de água atingiu toda cidade. “Há uma semana toda a parte alta da cidade já estava sem água, então a gente estava recorrendo aos moradores da parte baixa, mas hoje, toda a cidade está sem água, um caos total e muito sofrimento para toda a população”, destaca a moradora.

De acordo com as reclamações, o problema é grave, pois a cidade não é banhada por nenhum córrego ou rio, o que tem levado os moradores a comprar água e a recorrer às chácaras e fazendas mais próximas. “Quem pode compra água, quem não pode tem enfrentado grandes dificuldades, pois água aqui só na zona rural do município, hoje tive que comprar água para o consumo, mas a máquina está cheia de roupa suja, não tem como lavar louça, banheiro e nem a casa, está muito difícil, a gente espera que o Governo olhe para a nossa situação e resolva o problema o quanto antes, pois a situação está muito difícil”, relata a moradora.

 ATS responde

Em nota, a Secom disse que a ATS está monitorando a situação em Lagoa do Tocantins para diagnosticar se a falta de água se deve a oscilação de energia elétrica que vem ocorrendo desde quinta-feira, na cidade. Segundo a Secom, o inversor de frequência do equipamento de bombeamento de água desliga a qualquer oscilação de energia e a concessionária já foi acionada para que medidas urgentes sejam tomadas.

Confira a íntegra da Nota da Secom

“Neste sábado, a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) está monitorando o sistema de bombeamento de Lagoa do Tocantins para diagnosticar se o problema de desabastecimento na região alta da cidade ocorre em razão da oscilação de energia que iniciou desde a quinta-feira, 18.   Ocorre que o inversor de frequência do equipamento de bombeamento desliga a qualquer oscilação de energia. 

Na tarde deste sábado por volta das 15h a energia estabilizou mas voltou a oscilar no início da noite. Portanto, a ATS acionou a concessionária responsável para que sejam tomadas medidas urgentes para restabelecimento da energia elétrica e desta forma garantir o abastecimento total em Lagoa do Tocantins”.


O Portal tentou contato com o prefeito da cidade, Nonato Nestor, para que ele comentasse o assunto e sobre quais providências estão sendo tomadas pela gestão do município junto ao Estado, mas não obtemos sucesso. O Espaço continua aberto.

Matéria atualizada em 21/04/2019, às 8h20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie a sua conta única para todos os produtos do Portal Cleiton Pinheiro

 

Não tem conta?

Anuncie a sua empresa em um dos maiores portais de notícias do Tocantins.