Por Dermival Pereira
Quatro dos seis caminhões que fazem a coleta do lixo e cuidam da limpeza na cidade de Miracema do Tocantins ficarão parados a partir desta terça-feira, 25. A decisão, segundo informou os proprietários dos veículos, se deve ao atraso de oito meses, no pagamento pelos serviços prestados ao município.
Natalino José Custódio, um dos proprietários de caminhão, relata que essa é sua única atividade e que em virtude do atraso, ele está endividado e passando por dificuldades. “Tenho um contrato de prestação de serviço com a prefeitura no valor de R$ 4.500,00 ao mês, como a gestão não paga há oito meses, estou endividado e passando por sérias dificuldades financeiras, além de meus compromissos pessoais, tenho arcado com a manutenção do veículo que sempre foi por nossa conta”, reclama.
Custódio conta que já fizeram de tudo para negociar o pagamento da dívida com a gestão, mas não tiveram êxito. “Já fizemos acordo para que a prefeitura pagasse parcelado, eles prometem, ai quando chega o dia, não honram o compromisso, fizeram até ameaças que se a gente parasse ou fizesse qualquer movimento, ficaria pior, mas difícil de receber, agora eles nem recebem mais a gente para conversar, por isso resolvemos suspender os serviços e estamos aqui em frente a Prefeitura em busca de um posicionamento da gestão”, afirmou.
Prefeitura Responde
Em nota, a prefeitura negou que tenha dívida com a empresa que presta serviço de limpesa na cidade. Segundo a gestão, somente este ano, o valor repassado à empresa foi de R$ 855.436,26.
Veja a íntegra da Nota
“A Prefeitura de Miracema do Tocantins informa que vem trabalhando com empenho para que a limpeza pública seja realizada com eficácia e ressalta que este serviço sempre foi uma das prioridades desta gestão.
Dessa forma, a Prefeitura manteve os pagamentos em dia de acordo com as notas faturadas pela empresa terceirizada, LC da Luz Construção, Limpeza e Locação LTDA – ME, mais conhecida como Barraria, responsável pela prestação de serviço de toda limpeza pública até o momento em que a prefeitura assumiu a autogestão dos serviços, em 11 de maio de 2019. O valor repassado à empresa somente neste ano foi de R$ 855.436,26.
Portanto, a prefeitura não tem contrato com estes proprietários que estão reivindicando pagamento. O repasse da remuneração aos motoristas não é de responsabilidade do município.
O município passou a gerir o serviço de limpeza a partir de 11 de maio, com vigência de outra licitação destinada apenas a locação de caminhão e tem cumprido os compromissos firmados”.
Ascom/Prefeitura de Miracema do Tocantins
Matéria atualizada às 12h10