Colunas

Servidores do Detran do TO denunciam más condições de trabalho e sucateamento

Por Dermival Pereira

Prédio do Governo em Paraíso do Tocantins, antigo local de vistorias de veículos

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) volta a ser alvo de críticas. No entanto, desta vez, as reclamações são dos próprios servidores do órgão, que se queixam da falta de estrutura, remuneração e más condições de trabalho. Conforme denúncias recebidas pelo CP Notícias, há problemas em praticamente todos os postos de atendimento do Estado, mas os mais críticos são os de Paraíso do Tocantins e da Capital.

Abandonado a mais de ano, teto do imóvel está caindo

Em Paraíso do Tocantins, de acordo com servidores, o descaso é tanto, que até água para consumo humano tem sido captada das torneiras da cozinha devido a falta de fornecimento pela empresa contratada. As reclamações também vão da falta de manutenção de computadores fornecidos por uma empresa terceirizada que há meses, não estaria recebendo do Estado, a de manutenção do prédio e móveis.

Cadeira usada para atender o público no Detran de Paraíso

“Estamos trabalhando sem nenhuma condição, o local está insalubre, com inúmeros móveis danificados, o que está acontecendo aqui chega a ser desrespeitoso com os servidores e a comunidade que paga seus impostos para ter um atendimento como esse”, pontua um servidor que pediu para não se identificar.

Outra denúncia ainda sobre o posto do Detran de Paraíso do Tocantins é sobre o antigo prédio do órgão onde funcionava as vistoria de veículo. Foi relatado que o prédio está abandonado e com sérios problemas estruturais. “O prédio está abandonado há bastante tempo, tornou-se morada de bombos, está caindo aos pedaços, enquanto isso, mesmo tendo servidores concursados para fazer a vistoria, o governo preferiu pagar milhões pela terceirização desse serviço que se fosse feito pelo próprio órgão sairia mais barato aos cofres públicos”, reclama outro servidor.

Palmas

Em Palmas, a insatisfação de quem trabalha no órgão também não é diferente. Sempre com longas filas, queda constante no sistema e falta de estrutura, não é difícil encontra servidor para reclamar da atenção dispensada pelo Executivo Estadual ao Detran. “Somos xingados  praticamente todos os dias por pessoas que buscam os serviços do Detran e não conseguem ser atendido como deveria, não temos culpa do que está acontecendo, mas quem paga seus impostos nem sempre tem a paciência de esperar por um atendimento que leva horas na fila. Muitas vezes a pessoa fica esperando a tarde inteira e quando chega sua vez o sistema cai, isso deixa as pessoas indignadas”, diz uma servidora que com medo de ser perseguida, não quis se identificar.


Felix Carneiro/Governo do Tocantins

Ela também fala da falta de investimentos no órgão. “O Detran é um dos órgãos que mais arrecada no Estado, mas o governo não investe para melhor atender o cidadão que honestamente paga seus impostos. Ao contrário, ele está sendo lesado, exemplo do que aconteceu já este ano quando o sistema deu problemas e sumiu com os dados, muitas pessoas que não tinham os comprovantes de pagamento para que pudéssemos dar baixa, tiveram que pagar novamente, e olha que esse número não foi pequeno”, relata a servidora.

Outro lado

A gestão estadual foi procurada para responder os questionamentos dos servidores e aguarda resposta. Assim que o Governo se posicionar sobre o assunto, atualizaremos a matéria.







Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie a sua conta única para todos os produtos do Portal Cleiton Pinheiro

 

Não tem conta?

Anuncie a sua empresa em um dos maiores portais de notícias do Tocantins.