
A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) comunica a confirmação de mais quatro casos de sarampo no município de Campos Lindos, ocorrida nesta terça-feira, 22. As amostras, com resultado IgM reagente, foram analisadas pelo Laboratório de Saúde Pública do Estado (Lacen-TO), totalizando seis casos na localidade.
Os novos pacientes são duas mulheres, de 15 e 24 anos, e dois homens, de 21 e 27 anos. Assim como os dois casos iniciais, registrados na segunda-feira, 21, todos possuem histórico de contato entre si, não são vacinados e manifestaram os sintomas clássicos da doença. Os pacientes encontram-se em cuidados domiciliares, e amostras adicionais foram enviadas para o laboratório de referência nacional da Fiocruz (RJ) para confirmação definitiva.
Resposta de Saúde Pública
Para intensificar as ações de campo, a SES-TO deslocou mais dois profissionais de vigilância em saúde, somando dez técnicos que, em parceria com o Ministério da Saúde e a equipe municipal, realizam as medidas de contenção. As ações prioritárias incluem a orientação de isolamento e a vacinação de todos os contatos das pessoas infectadas. Adicionalmente, a Pasta distribuiu uma nota técnica e um informativo com diretrizes de vigilância aos 139 municípios tocantinenses.
Prevenção e Alerta
O sarampo é uma doença infecciosa aguda e altamente transmissível por via aérea. A prevenção é feita por meio da vacinação, disponível gratuitamente pelo SUS para a população de 12 meses a 59 anos. A SES-TO alerta para a cobertura vacinal no estado, que em 2025 está em 86% para a primeira dose e 55% para a segunda, níveis insuficientes para atingir a meta de 95% de imunização.
Além da vacina, recomenda-se o isolamento de casos suspeitos ou confirmados por pelo menos quatro dias após o início das manchas na pele, bem como a higienização das mãos e de superfícies. Não há tratamento específico para o sarampo, sendo os medicamentos utilizados apenas para aliviar os sintomas. Ao apresentar sinais da doença, procure o serviço de saúde mais próximo.