Entrar na conta

Estado

Tocantins impulsiona produtores rurais do Sul com capacitação em associativismo e competitividade

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), realizou nesta terça-feira, 8, uma capacitação com foco na Importância do Associativismo para a Competitividade, voltada para produtores rurais da região sul do estado. O curso, organizado pelo escritório do Ruraltins em Aliança do Tocantins, foi promovido no Projeto de Assentamento Arlindo, na sede da Associação dos Agricultores Vale do Santa Teresa, município de Crixás, e faz parte das ações previstas no Convênio Agro + Produtor Rural “Oportunidade” SICONV nº 839847/2016.

Com um orçamento de R$ 3,5 milhões, o convênio tem como objetivo apoiar o desenvolvimento dos produtores rurais por meio da introdução de novas tecnologias de gestão e manejo, focando em cadeias produtivas como mandioca, mel, leite, bovinos de corte e leite, caprinos, ovinos, frutas e aves. As atividades incluem capacitações, treinamentos para técnicos e produtores, além de acompanhamento e assistência técnica rural.

Capacitação e novas parcerias

Para abordar o tema do associativismo e da competitividade, o evento contou com a presença de professores do Núcleo de Estudos Rurais, Desigualdades e Sistema Socioecológicos (NERUDS/UFT). A Professora Mestre Juliana Aguiar de Melo conduziu palestras sobre Gestão de Associação de Agricultores Familiares, abordando a importância da metodologia participativa no processo de desenvolvimento das agroindústrias locais. Ela destacou que as quatro associações de Aliança e Crixás estão envolvidas na construção de uma agroindústria voltada para o processamento de aves, com o apoio da Secretaria de Indústria e Comércio.

“As famílias dessas associações já produzem frangos caipira, e agora, por meio de recursos, estão se preparando para estruturar a agroindústria. Quando a obra for concluída, elas estarão prontas para gerir essa unidade produtiva, que não é algo simples, mas que traz grande valor para a região”, explicou a professora Juliana.

Competitividade e cooperação

O Professor Doutor Cleiton Silva Ferreira Milagres também ministrou uma palestra sobre Gestão Coletiva e Monitoramento Econômico de Agroindústria de Produtores, focando na importância da ação coletiva para melhorar a competitividade dos pequenos agricultores no mercado.

“A participação dos agricultores é essencial, especialmente porque já possuem uma associação formalizada. Nosso foco aqui foi fortalecer o conceito de ação coletiva, mostrando que é possível ser competitivo e trabalhar em conjunto. No mercado atual, juntos podemos ser mais fortes”, ressaltou o professor Cleiton.

O papel do Ruraltins

Ribanez Sousa, técnico do Ruraltins, destacou o impacto positivo do Convênio Oportunidade na ampliação da assistência técnica e no fortalecimento dos produtores rurais da região.

“Este convênio tem sido uma ferramenta essencial, permitindo a ampliação das capacitações e a realização de intercâmbios que atendem às necessidades locais. A capacitação de hoje, sobre o controle de agroindústria para produtores de aves, está alinhada com as expectativas da comunidade, que está em fase de estruturação de um abatedouro de aves”, comentou Ribanez.

O presidente do Ruraltins, Flávio Terence, destacou a importância do associativismo como motor de crescimento para os produtores familiares.

“Essa capacitação reforça o papel do associativismo como alicerce da competitividade. A união dos pequenos produtores não só fortalece a produção local, mas também garante maior acesso ao mercado, melhores condições de trabalho e desenvolvimento sustentável para a região”, afirmou o presidente.


Expectativa dos participantes

Mari Leni Barbosa da Silva dos Reis, agricultora e participante do curso, demonstrou entusiasmo com o conhecimento adquirido e sua aplicação prática em sua propriedade.

“Eu espero aprender mais e aplicar na minha parcela de terra. A associação é uma oportunidade para melhorar a produção e multiplicar o conhecimento com outros que não puderam participar”, disse Mari Leni.

O Convênio Oportunidade

O Convênio Oportunidade, que tem vigência até o final de 2024, tem como foco o desenvolvimento rural sustentável. Ele vem sendo executado com metas claras, otimização de recursos e apoio de produtores, técnicos e empresas públicas. Diversas ações, como essa capacitação, foram realizadas em parceria com instituições de ensino e a omunidade local, fortalecendo as cadeias produtivas e garantindo mais competitividade e sustentabilidade para o setor agrícola do Tocantins.

Texto: Amanda Oliveira/Governo do Tocantins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie a sua conta única para todos os produtos do Portal Cleiton Pinheiro

 

Não tem conta?

Anuncie a sua empresa em um dos maiores portais de notícias do Tocantins.