Além do conforto térmico tão aguardado, as chuvas registradas em diversas regiões do Tocantins neste domingo de eleições, dia 6, trouxeram rajadas de ventos superiores a 60 km/h e cerca de 72 mil descargas atmosféricas em 24h. Em apenas um dia, cerca de 50 postes foram danificados pela ação dos ventos, que lançaram diversos objetos na rede elétrica, como telhas, muros, galhos e árvores. Apesar da severidade climática, o processo eleitoral não foi impactado.
Os municípios mais atingidos foram Goiatins, Centenário, Presidente Kennedy, Miracema, Tocantínia, Santa Rosa e Fortaleza do Tabocão, onde 23 postes foram quebrados por ação dos ventos. “Apesar das condições do clima e do impacto dos ventos e das descargas atmosféricas, não tivemos registros de impacto no processo eleitoral que, no ponto de vista do fornecimento de energia, transcorreu dentro da normalidade. O planejamento integrado junto ao Tribunal Regional Eleitoral e a atuação imediata das nossas equipes contribuíram para a redução dos impactos climáticos”, explicou o coordenador do centro de operação integrado da Energisa, Tony Franco.
Para esta segunda-feira, dia 7, a expectativa é que o tempo apresente condições para chuva moderada a localmente forte, que pode vir acompanhada de descargas atmosféricas e rajadas de vento em algumas regiões do estado. “Os destaques são para as regiões Norte e Centro do estado, onde são esperadas rajadas de vento com valores de aproximadamente 40 a 50 km/h”, explica a meteorologista e consultora da Energisa, Ana Paula Paes. “Para os próximos dias, as chances de chuvas intensas aumentam no estado, inclusive, para as regiões Centro e Sul, mas temperaturas seguirão elevadas.”, completa.
Segurança
Com o clima ficando mais intenso, aumenta também a preocupação com a segurança da população, pois as chuvas acompanhadas de ventos fortes e raios podem causar danos à rede elétrica, resultando na queda de galhos, árvores e objetos estranhos nos condutores.
“Em caso de encontrar cabos rompidos, seja por ação dos ventos ou por abalroamentos, é imprescindível manter distância e comunicar imediatamente a concessionária. A tentativa de remover objetos da rede energizada pode resultar em choques elétricos graves, inclusive acidentes fatais. Além disso, recomenda-se evitar realizar manutenções elétricas durante a ocorrência de tempestades, bem como o manuseio de equipamentos elétricos com as mãos molhadas ou em ambientes úmidos. Essas precauções são essenciais para garantir a segurança de todos e evitar danos maiores à rede elétrica”, explica Franco.
Texto: Ascom Energisa