Entrar na conta

Estado

Tocantins terá divulgação internacional por meio da Embratur

Levar as Rotas Amazônicas Integradas (RAI) ao mercado internacional, enfatizando as experiências turísticas únicas do Norte do Brasil. Este é o objetivo do protocolo de intenções assinado na tarde desta sexta, 9 de agosto, entre a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e os estados da região. O Tocantins foi representado pelo secretário de Turismo, Hercy Filho.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, agradeceu a parceria dos gestores do turismo e enfatizou que é um propósito do Governo Federal a divulgação internacional dos estados da Amazônia. “O turismo traz a possibilidade de olharmos para esta grande região de forma integrada, olhando para suas necessidades e valorizando a diversidade”, pontuou, confirmando as Rotas Amazônicas nas próximas feiras nacionais e internacionais de turismo.

“Neste momento, em que a pauta da diversidade é uma prioridade mundial, nada mais natural do que trabalhar o desenvolvimento do turismo na Amazônia, garantindo sua preservação e sustentabilidade”, comemorou o secretário Hercy Filho.

Outra pauta técnica com participação tocantinense foi o 1° Seminário Nacional de Regionalização do Turismo, realizado pela manhã. Além de apresentarem soluções e resultados, as instâncias regionais puderam trocar experiências e promover a importância da aproximação com as entidades estaduais e federais.

Abertura oficial

Com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, dos ministros do Turismo, Celso Sabino, das Mulheres, Cida Gonçalves, e dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e demais autoridades do setor, a abertura oficial do Salão Nacional do Turismo ocorreu no início da noite.

A cerimônia foi marcada pelo lançamento do Plano Nacional do Turismo – 2024/2027, com 20 programas e projeto de divulgação e marketing. A portaria foi assinada pelo ministro Celso Sabino e entregue aos participantes da abertura. “Esse plano é uma vitória,” afirmou, ao exaltar a retomada do Salão do Turismo após 12 anos, um projeto que conta com parcerias de instituições e governos estaduais.

“Turismo é saúde, é educação, é paz, aproxima os povos, e é economia. É o setor de serviços, em especial o turismo, que vai garantir a geração de renda”, pontuou Geraldo Alckmin. O vice-presidente lembrou que o câmbio favorece o turismo interno e o internacional, além de pontuar um cenário social favorável à atração de estrangeiros. “Todo apoio ao turismo”, comemorou.

 O acidente aéreo que vitimou 61 pessoas no interior de São Paulo foi lembrado com um minuto de silêncio e manifestações de solidariedade de Marcelo Freixo, Silvio Almeida e Celso Sabino.

Texto: Seleucia Fontes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie a sua conta única para todos os produtos do Portal Cleiton Pinheiro

 

Não tem conta?

Anuncie a sua empresa em um dos maiores portais de notícias do Tocantins.