O Google retirou no início da tarde desta 3ª feira (2.mai.2023) a exibição de texto PL (projeto de lei) das fake news na página principal do buscador. A medida ocorre depois de políticos divergirem sobre as ações da empresa na divulgação de textos críticos à proposta. A big tech também foi notificada pelo Ministério Público Federal de São Paulo, que estabeleceu 10 dias para que sejam dadas explicações sobre suposta alteração nos resultados de buscas e anúncios sem identificação contra o projeto. As informações são do Site Poder 360.
Na 2ª feira (1º.mai), o Google incluiu o texto “O PL das fake news pode aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira no Brasil” na página principal do buscador (veja abaixo). O artigo é assinado pelo diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas da empresa no Brasil, Marcelo Lacerda, e defende que o PL (projeto de lei) 2.630 de 2020 “acaba protegendo quem produz desinformação, resultando na criação de mais desinformação”.
Em nota divulgada na noite de 2ª feira (1º.mai.2023) , o Google negou que esteja ampliando o alcance de páginas com conteúdos contrários ao PL das fake news em detrimento de publicações favoráveis ao texto.
“Não alteramos manualmente as listas de resultados para determinar a posição de uma página específica em nenhuma hipótese. Nossos sistemas de ranqueamento se aplicam de forma consistente para todas as páginas, incluindo aquelas administradas pelo Google”, disse.
IMBRÓGLIO
As big techs tentam derrotar o projeto de lei das fake news, cuja a votação está prevista para esta 3ª feira (2.mai.2023), por acordo entre as bancadas feito na última semana, mas pode ficar para outro momento. Não há consenso na base do governo de que o projeto seja aprovado.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), defende que o texto seja votado, mas há resistência da oposição, das plataformas digitais e de frente parlamentares mais conservadoras, como a bancada evangélica.
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Entre as passagens mais relevantes da proposta, estão relatórios de transparência, remuneração a veículos jornalísticos, política de combate à desinformação, pagamento de direitos autorais, entre outros.