Da Redação do CP Notícias
O pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) cassou, na tarde dessa sexta-feira, 31, por 7 x 0 votos, o mandato do vereador de Palmas, Hélio Santana Araújo (Avante), por infidelidade partidária. O suplente Erivelton da Silva Santos (PV) deve assumir a vaga nos próximos dias.
A ação foi movida pelo Ministério Público Eleitoral e pelo suplente Erivelton, com representação própria. O processo foi relatado pelo desembargador Marco Anthony Villas Boas, que se manifestou pela cassação do parlamentar.
Hélio Santana também era suplente e só assumiu o cargo no lugar de Leo Barbosa que se elegeu deputado na última eleição ocorrida em 2018. A ação foi movida contra Santana, antes mesmo dele tomar posse na Câmara.
Nas eleições de 2013, Erivelton ficou como segundo suplente da coligação “Frente por Palmas II”, formada pelos partidos SD, PV e PMDB. Na época, Santana concorreu ao cargo de vereador pelo PV e foi diplomado como primeiro suplente pela mesma coligação. Porem, em abril de 2018, ele deixou o PV e se filiou ao Avante, quando disputou uma vaga de deputado na Assembleia Legislativa, mas não conseguiu se eleger.
A reportagem não conseguiu contato com a defesa do vereador cassado para que ele se posicionasse sobre o caso. O espaço continua aberto.