Com 139 municípios e uma população aproximada de 1,5 milhão de habitantes, o Tocantins se prepara para mais um importante momento democrático: as eleições municipais de outubro. Pensando nisso, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) destaca a importância do DivulgaCandContas para que os tocantinenses acompanhem de perto as propostas das candidatas e candidatos às prefeituras. De acordo com a plataforma, o Tocantins possui 324 pessoas concorrendo ao cargo.
A escolha de uma prefeita e um prefeito é uma decisão de grande impacto na vida local, e para isso, é necessário analisar não apenas o histórico e a conduta dos candidatos, mas também seus planos de governo. O documento é considerado tradicional na política brasileira e está na lista da documentação obrigatória que as candidatas e os candidatos devem apresentar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Plano de governo
É através dos planos de governo que as eleitoras e os eleitores conhecem as prioridades dos mandatos de cada candidata ou candidato, além das propostas mais citadas como: saúde, segurança, educação e mobilidade urbana.
Vale ressaltar que a consulta ao plano de governo não deve ficar restrita ao momento de escolha de uma candidatura. Após a eleição, o documento pode auxiliar a cidadã e o cidadão na fiscalização e cobrança das ações executadas em seu município, contribuindo para a melhora da gestão pública.
DivulgaCandContas
A plataforma DivulgaCandContas, desenvolvida pelo TSE, oferece uma solução prática e eficiente para essa necessidade. Atualizada a cada 30 minutos, a plataforma fornece uma gama de informações detalhadas e atualizadas, incluindo registros de candidatura, limites de gastos de campanha, listas de bens declarados, ranking de doadores e, principalmente, os planos de governo de cada concorrente.
Acesso à plataforma
Para consultar as informações, não é necessário realizar cadastro prévio ou autenticação, basta acessar o DivulgaCandContas, localizado no site do TSE, e filtrar por região, estado e município desejados. Assim, a eleitora e o eleitor tem à disposição todas as ferramentas necessárias para fazer uma escolha consciente nas urnas.
Texto: Giovanna Brito (Ascom/TRE-TO)