As Unidades de Saúde da Família (USFs) e as unidades especializadas da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) começaram a receber nesta segunda-feira, 18, 67 monitores de triagem e monitores multiparamétricos. O investimento é de R$ 342.840 e reforça as melhorias que vêm sendo feitas na saúde municipal nos últimos anos.
Os monitores de triagem foram destinados às USFs para auxiliar nas avaliações iniciais dos pacientes, com medições como pressão arterial, frequência cardíaca e oxigenação do sangue, contribuindo para a identificação de prioridades no atendimento. Já os monitores multiparamétricos acompanham e registram diversos sinais vitais de um paciente de forma simultânea e contínua. Ele é amplamente usado em ambientes hospitalares, como unidades de terapia intensiva (UTIs), centros cirúrgicos e prontos-socorros, onde é essencial monitorar a condição do paciente em tempo real.
Na rede especializada, os equipamentos foram encaminhados às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Sul e Norte, Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Ambulatório de Atenção à Saúde Dr. Eduardo Medrado (Amas), Centro de Atenção Especializada à Saúde Francisca Romana Chaves, Policlínica de Taquaralto e Centro de Atenção Especializada em Saúde Dr. Ewaldo Borges (Caes). Esses equipamentos são utilizados no monitoramento contínuo de pacientes em condições que exigem maior complexidade de cuidados.
Texto: Semus Palmas