Por Dermival Pereira
Ações de vândalos têm prejudicado o fornecimento de energia elétrica em pelo
menos quatro setores da cidade de Porto Nacional, segundo informa a Prefeitura.
Os setores mais atingidos são: Imperial, Padre Luso, Nacional, Tropical Palmas,
onde a gestão municipal vem realizando trabalho de melhorias e ampliação da
rede de iluminação, por meio do programa Gestão Eficiente de Iluminação
Pública.
A prefeitura disse que as antigas lâmpadas de sódio estão sendo substituídas pelas de tecnologia Led, trazendo melhor luminosidade aliada a economia, mas o vandalismo tem prejudicado o serviço e dado muito prejuízo à administração.
O coordenador de Iluminação Pública da Prefeitura de Porto, Josemar Leite Mazo, relata que, “infelizmente, o trabalho que a equipe vem realizando vem sofrendo com atos de vandalismo em vários setores, onde com freqüência, temos que fazer essa reposição de luminárias devido as mesmas estarem sendo quebradas de forma proposital, por pedras, baladeiras(estilingues)”, informou.
“Foram mais de 400 trocas que fizemos desde o ano passado, devido as estas atitudes, o preço de um kit custa mais de 120 reais, e isso tem dificultado nosso trabalho e trazido prejuízo financeiro e social. Pedimos a colaboração da população e por favor ao ver essas ações denuncie”, complementou Mazo.
Penalidades
De acordo com o Código de Postura de Porto Nacional, “é proibida a depredação
ou a destruição de qualquer obra, instalação ou equipamento públicos, ficando
os infratores obrigados ao ressarcimento dos danos causados, sem prejuízo das
penalidades aplicáveis”.
No Código Penal, onde trata dos crimes contra o patrimônio, diz que “destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia a pena pode chegar a detenção, de um a seis meses, ou multa”. (Com informações da Ascom da Prefeitura de Porto Nacional).