Entrar na conta

Cidades

Vice acusado de mandar matar prefeito de Novo Acordo é afastado por 180 dias

Por Dermival Pereira

O vice-prefeito de Novo Acordo, Leto Moura Leitão Filho (O Letim Leitão), do PRB, acusado de mandar matar, no início deste ano, o prefeito do município, Elson Lino de Aguiar Filho (MDB), foi afastado de suas funções por 180 dias, em uma decisão liminar proferida nesta segunda-feira, 27, pela juíza da Comarca da cidade, Aline Iglesias.


Vice-prefeito de Novo Acordo, Leto Moura Leitão Filho

O pedido de afastamento cautelar do vice-prefeito foi pleiteado pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) em Ação Civil Pública.  Letim é acusado de mandar matar o prefeito, com o objetivo de ascender ao cargo de chefe do Poder Executivo. Ele encontra-se recluso na Casa de Prisão Provisória de Palmas.

Na decisão, a magistrada expôs que “é temerário permitir que o réu possa, ao ser liberado da preventiva, circular pelos corredores da prefeitura e realizar seu trabalho como vice-prefeito, enquanto não esclarecida a questão da tentativa de homicídio”.

ACP

A promotora de Justiça Renata Castro Rampanelli, sustenta na Ação Civil Pública, que o vice-prefeito deve ser responsabilizado por improbidade administrava por atentar contra os princípios da moralidade na administração pública e da lealdade institucional, com o fim de concretizar um projeto de poder, ou seja, executar o atual prefeito para ascender ao posto de chefe do Poder Executivo.

Ação Penal

No dia 24 de abril, o Ministério Público também ofereceu denúncia criminal em desfavor de Leto Moura Leitão Filho e outros três acusados pelo mesmo crime. O fato aconteceu no dia 9 de janeiro de 2019, quando Gustavo Araújo, supostamente a mando de Letim, foi até a residência do prefeito e disparou três tiros contra a vítima, dois no rosto e um no braço. (Com informações do MPE do Tocantins).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie a sua conta única para todos os produtos do Portal Cleiton Pinheiro

 

Não tem conta?

Anuncie a sua empresa em um dos maiores portais de notícias do Tocantins.