A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) levou a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Vinícius de Moraes, em Palmas, a palestra “Violência psicológica: de onde vem, como me afeta e como me defender?”. A atividade foi realizada nesta terça-feira, 27, e integrou o projeto Defensoria Pública nas Escolas, contemplando, nesta edição, cerca de 80 alunas e alunos com faixa etária aproximada de 12 anos.
Foi responsável por ministrar os conteúdos da palestra a coordenadora da Equipe Multidisciplinar da DPE-TO, psicóloga Dayelly Nascimento, que, na ocasião, contou com o apoio técnico da estagiária de serviço social da Equipe Multidisciplinar Daniela Peixinho, e da gerente de ensino e capacitação da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), Sônia Maria de Souza Ribeiro, que distribuíram cartilhas informativas de autoria da Defensoria sobre o combate ao bullying e à violência contra crianças e adolescentes.
Conforme explicou durante a explanação a palestrante, a violência psicológica além de se tratar de uma questão de saúde pública é, ainda, tipificada como crime, podendo ela ser configurada a partir de ameaças, constrangimentos, humilhações, ridicularizações, manipulações, isolamentos, chantagens, e de limitações do direito de ir e vir, dentre outras formas, o que deve ser invariavelmente combatido.
“Este tipo de violência não deixa uma marca física, de fácil visualização; por isto, muitas vezes é negligenciada. Entretanto, ela deixa marcas emocionais e consequências ainda mais graves que um hematoma, como a depressão. Por isto, é muito importante que a vítima de violência psicológica procure ajuda, denuncie e não se cale”, enfatizou Dayelly.
Lições para a vida
Orientadora educacional da ETI Vinícius de Moraes, Iraci Pereira da Costa Santos ressaltou que o Defensoria Pública nas Escolas vai ao encontro do que já se propõe a unidade escolar, que busca, diariamente, tratar de casos específicos envolvendo violências psicológicas, como o próprio bullying.
“Quando recebemos uma palestra destas, é natural que os alunos prestem mais atenção, o que ajuda a reforçar o que já conversamos diariamente com alguns. Além disto, é claro, aprendemos informações novas que vão colaborar não só com a melhoria da vida escolar destes adolescentes, mas com a vida deles como um todo. Esta atuação da Defensoria é excelente e nós só temos a agradecer por esta parceria”, destacou Iraci.
O projeto
O Defensoria Pública nas Escolas tem como objetivo promover a educação em direitos junto à comunidade escolar, fortalecendo, a partir de palestras multitemáticas, os laços de cidadania, o que coopera, também, com o processo de construção do conhecimento através de ações educativas.
Iniciado em 2018, o Projeto preconiza a escolha de temas que visam instruir a partir da promoção de debates que contemplem os eixos norteadores “cidadania e ética”; “direito”; “saúde”; e “violência e paz”; isto sempre se levando em consideração as peculiaridades de cada localidade antes de se definir a temática escolhida.
O Defensoria Pública nas Escolas é desenvolvido sob a coordenação da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esporte (Seduc) e da Secretaria Municipal de Educação de Palmas (Semed).
Texto; Marcus Mesquita / Esdep DPE-TO