
O período de coleta do capim-dourado no Tocantins começou nesta quarta-feira, 20 de setembro, e vai até o dia 30 de novembro. A permissão é válida para artesãos, extrativistas, agricultores familiares e produtores rurais cadastrados no Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).
Neste ano, o Naturatins emitiu 249 novas licenças de autorização para coleta, manejo e transporte do capim-dourado. O documento abrange beneficiários da cadeia produtiva da espécie nos municípios de Novo Jardim, São Félix do Tocantins, Novo Acordo, Rio da Conceição, Porto Nacional, Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, Santa Tereza e Dianópolis.
O capim-dourado é uma planta nativa do Tocantins, que se destaca pela beleza e delicadeza de suas hastes. É uma importante fonte de renda para as comunidades tradicionais do estado, que utilizam a planta para a produção de artesanato, como bolsas, chapéus e bijuterias.
Para garantir a preservação do capim-dourado, o Naturatins realiza ações de fiscalização e sensibilização ambiental. Neste ano, foram realizados workshops e palestras em 10 municípios, envolvendo mais de 300 pessoas.



