Foto aérea de drone mostra um trem passando pelo trecho do Lago Yuandang da ferrovia de alta velocidade Shanghai-Suzhou-Huzhou em 26 de dezembro de 2024. (Xinhua/Xing Guangli)

Parceiro importante do Brasil, a China fez um investimento volumoso no setor ferroviário em janeiro deste ano, mais de US$ 6 bilhões (43,9 bilhões de yuans). Durante esse período, um lote de importantes projetos foi avançado, incluindo a ferrovia de alta velocidade da linha central Chengdu-Chongqing, de acordo com a empresa China State Railway Group Co.

A China State Railway Group Co., Ltd. (ou China Railway) é a empresa estatal responsável pela operação e gestão da rede ferroviária na China. Ela foi criada em 2019, substituindo a antiga China Railway Corporation, como parte de uma reforma para modernizar e expandir o setor ferroviário do país. A empresa é supervisionada pelo governo chinês e desempenha um papel crucial no desenvolvimento da infraestrutura de transporte do país.

Em 2024, o investimento em ativos fixos em ferrovias totalizou 850,6 bilhões de yuans, um aumento anual de 11,3%. No final de 2024, a quilometragem operacional da rede ferroviária da China atingiu 162 mil quilômetros, incluindo 48 mil quilômetros de ferrovias de alta velocidade. As ferrovias recém-construídas atingiram 3.113 quilômetros no ano passado, incluindo 2.457 quilômetros de ferrovias de alta velocidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie a sua conta única para todos os produtos do Portal Cleiton Pinheiro

 

Não tem conta?

Anuncie a sua empresa em um dos maiores portais de notícias do Tocantins.