Cidades

Colégio estadual de Paranã conquista ouro na Olimpíada Camaleão de Química

Estudantes do Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco, de Paranã, se destacaram na 4ª edição da Olimpíada Camaleão de Química. O aluno Antônio Barbosa da Silva Neto, de 19 anos, alcançou a nota máxima e ficou com a medalha de ouro. Os jovens Marcivânio Izídio de Souza, Ângelo Gabriel Amaral de Oliveira e João Pedro Figueiredo da Cunha conquistaram medalhas de prata. Os estudantes Iago Neves do Nascimento e Henrique Gabriel Soares de Souza ficaram com medalhas de bronze. 

Em 2024, a olimpíada teve como tema central Ações efetivas para preservar o meio ambiente, com o objetivo de mostrar, ao estudante, as possíveis soluções que podem ser tomadas por empresas ou por indivíduos que possam contribuir para melhorar as condições do meio ambiente.

O aluno Antônio Barbosa da Silva Neto, que concluiu o ensino médio em 2024 e, agora, cursa Gestão Pública, na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), falou com alegria de suas conquistas. “Eu estou muito grato por essas oportunidades. Tenho muito a agradecer ao meu professor orientador que me apresentou a olimpíada me dando a dádiva de fazer a diferença e trazer o ouro para o nosso estado”, explica.

Sobre os seus três anos no ensino médio, Antônio destaca o trabalho realizado pela escola. “Eu posso dizer que foi um ensino médio iluminado por Deus e pelas pessoas maravilhosas da escola, que acreditaram em mim e fizeram a diferença na minha vida. Eu agradeço ao Governo do Tocantins, a escola, principalmente, ao professor Waldisney Gonçalves de Almeida, que hoje é um pai para mim. Esse vínculo com o professor e com a escola me fez ser uma pessoa melhor em todos os sentidos. E levo aprendizagens para a vida”, ressalta.

O aluno João Pedro, de 17 anos, que também já concluiu o ensino médio, medalhista de prata, recebeu muitos prêmios no percurso do ensino médio. “Estou emocionado e honrado por ter conquistado mais esta medalha. A jornada foi cheia de desafios, mas cada momento de dedicação valeu a pena. Saber que estou entre os melhores em uma competição tão prestigiada é um sentimento indescritível. A competição foi extremamente intensa, com problemas complexos que exigiram um profundo conhecimento em equipe e em conteúdos de Química”, conta.

João Pedro fala da escola com muito carinho. “O Colégio Desembargador Virgílio é uma escola maravilhosa, com ótimos profissionais que me prepararam para o mundo lá fora dando ensinamentos e conselhos. Além disso, é uma escola que apoia os alunos a sonhar mais alto, por meio de olimpíadas e atividades curriculares”, esclarece.

O professor Jaylson Rychardsonn Araujo da Silva, que leciona Química, destaca o trabalho realizado. “Esse resultado é decorrente do empenho e dedicação dos alunos, bem como da parceria entre a gestão escolar e os professores”, comenta.

O professor Waldisney Almeida é responsável pela orientação e pela divulgação das olimpíadas na escola. “O resultado foi excelente. Começamos a participar dessa olimpíada em 2024 e conquistamos uma medalha de prata. Neste ano, fizemos a inscrição de 10 estudantes; e, desses, seis foram medalhistas. O nosso diferencial é o trabalho em equipe”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie a sua conta única para todos os produtos do Portal Cleiton Pinheiro

 

Não tem conta?

Anuncie a sua empresa em um dos maiores portais de notícias do Tocantins.