Nos últimos dias, surgiram denúncias de que os servidores públicos comissionados e contratados estão sendo pressionados a gravar vídeos de apoio à candidata à Prefeitura de Palmas, Janad Valcari. De acordo com fontes internas, a prática estaria ocorrendo em diferentes órgãos, gerando desconforto entre os funcionários, que relataram sentir-se pressionados a se posicionar.
O caso veio à tona após uma série de vídeos de servidores expressando apoio à candidata circular em redes sociais. Alguns funcionários, sob condição de anonimato, afirmam que foram orientados pelos superiores a participar nessas questões, falando ser constrangedor o que está ocorrendo.
Entidades de classe já se mobilizaram para investigar denúncias e discutir a legalidade de tal conduta. “Isso são princípios básicos da administração pública, como a imparcialidade e a autonomia dos servidores”, afirmou o presidente da Associação de Assistência Jurídica dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Ajusp-TO), Cleiton Pinheiro, que na semana passada a emitiu uma nota pública, manifestando seu repúdio às supostas práticas de coação, ameaça e intimidação que estariam ocorrendo nos órgãos públicos estaduais, em Palmas.
Conforme a entidade, servidores estariam sendo pressionados a votar na candidata apoiada pelo governador Wanderlei Barbosa no segundo turno das eleições municipais. Eles também estariam sendo obrigados a adesivar os seus carros, confome é mostrado no vídeo abaixo: