Política

Deputada vai a Justiça para barrar reajuste de 8% na tarifa de energia

Da Redação da CP Notícias

Deputada Estadual Cláudia Lelis (PV) – Foto: Lourenço Bonifácio

A deputada estadual e presidente regional do Partido Verde (PV), Claudia Lelis, acionou, nesta quinta-feira, 1º, a Justiça do Tocantins em “Ação de Obrigação de Não Fazer” com pedido de Tutela de Urgência, para barrar o reajuste de 8% na tarifa de energia elétrica, anunciada esta semana, pela concessionária Energisa. O aumento, ora questionado, foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A Ação impetrada por Cláudia Lelis, na 6ª Vara Cível da Comarca de Palmas, requer a suspensão imediata do repasse do aumento autorizado pela Aneel, previsto para vigorar a partir do próximo dia 4. A parlamentar argumenta, na ação, que o reajuste, ocorrerá em momento absolutamente inoportuno, quando a maioria das famílias, e até mesmo das empresas, sequer estão conseguindo arcar com os pagamentos das faturas sem o referido aumento tarifário. Ela atribui a dificuldade financeira ao avanço da pandemia do novo coronavírus.

Para a deputada, o reajuste é inadmissível, neste momento. “É imprescindível a atuação judicial para suspender a implementação do reajuste a fim de minimizar os impactos do reajuste na vida financeira dos consumidores tocantinenses”, defendeu a deputada.

Do Pedido

Na ação em que a reportagem teve acesso, Cláudia pede a suspensão do reajuste e esclarece que o aumento não levou em consideração o princípio da modicidade tarifária (direito subjetivo do usuário de ter assegurado o seu acesso ao serviço público, seja ele prestado direta ou indiretamente pelo Estado), consistente na inadmissibilidade de reajuste tarifários em período de extrema fragilidade financeira para o consumidor que poderá sofrer prejuízos irreversíveis decorrentes da impossibilidade de arcar com o pagamento de suas faturas de energia elétrica, sem prejuízo de seu próprio sustento. (Com informações da Ascom da deputada).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie a sua conta única para todos os produtos do Portal Cleiton Pinheiro

 

Não tem conta?

Anuncie a sua empresa em um dos maiores portais de notícias do Tocantins.