Política

Deputados aprovam redução de 40% das mensalidades acima de R$ 1,5 mil do ensino superior no Tocantins

Por Dermival Pereira

O projeto que prevê a redução das mensalidades da rede privada de ensino fundamental, médio e superior durante a vigência do Plano de Contingenciamento instituído pelo Governo do Estado, em decorrência do coronavírus, foi aprovado ontem, na Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle da Assembleia.

De autoria do deputado Vilmar de Oliveira (Solidariedade), o projeto movimentou os debates durante a reunião das Comissões, na tarde dessa terça, 12. A matéria foi relatada pelo deputado Nilton Franco (MDB) e segue agora para a Comissão de Defesa do Consumidor. Antes de ir a plenário para votação final, o projeto ainda passará pela Comissão de Educação, Cultura e desporto.

No último dia 5, o projeto foi aprovado na CCJ, com emenda modificativa definindo novos critérios para descontos nas mensalidades: 10% para escolas com até 100 alunos; 20% para escolas que possuem entre 101 e 300 alunos; no mínimo 30% para escolas com mais de 301 alunos; e 40% para faculdades com mensalidades acima $1,5 mil.

Debates

Em resposta ao deputado Junior Geo (PROS), que argumentou que o projeto é inconstitucional, Vilmar explicou que o projeto não altera a legislação. “Neste momento, o que estamos propondo, devido a uma situação momentânea, é um ajuste, para que os pais possam continuar pagando as escolas de seus filhos e as escolas continuem tendo receita; já que tirar o aluno da escola não é bom para os pais nem para as escolas”, ponderou.

A exemplo dos deputados Zé Roberto (PT), Ricardo Ayres (PSB) e Cláudia Lelis (PV), outros parlamentares se posicionaram a favor da constitucionalidade do projeto. “Esse debate é importante e necessário, até para provocar outros poderes sobre a necessidade regulamentação”, comentou Ayres. (Com informações da Dicom da AL-TO).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie a sua conta única para todos os produtos do Portal Cleiton Pinheiro

 

Não tem conta?

Anuncie a sua empresa em um dos maiores portais de notícias do Tocantins.