As boas práticas municipais que induziram o desenvolvimento e fortaleceram o empreendedorismo ganharam destaque no XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). Na noite desta terça-feira, 11, em Brasília (DF), a instituição revelou os vencedores nacionais em cada uma das 10 categorias da premiação. Ao todo, 240 projetos disputaram a grande final após a etapa estadual, que contou com a participação de representantes municipais de todas as Unidades da Federação.
A cerimônia teve a presença de gestores públicos, lideranças e autoridades que acreditam no potencial do empreendedorismo para transformar realidades, superar desafios e construir uma sociedade mais próspera e inclusiva. “Nós vamos sair desse evento com uma enorme responsabilidade: aqui está a grande solução, sobretudo para um país inclusivo, que possa distribuir a renda e eliminar problemas que infelizmente ainda são visíveis em nossas cidades”, destacou o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima.
Ao todo, representantes de oito prefeituras do Tocantins (Palmeirópolis, Lajeado, Araguaína, Marianópolis do Tocantins, Dianópolis, Divinópolis do Tocantins, Gurupi, Santa Rita do Tocantins) participaram da cerimônia em Brasília. Os gestores levaram os primeiros lugares, na etapa estadual, em nove categorias do prêmio. Neste ano, o Tocantins registrou um marco significativo, com um total de 62 inscrições em todo o Estado, maior participação já vista desde sua criação em 2001.
Décio Lima lembrou da força dos pequenos negócios nas economias locais e da necessidade de apoiar os empreendedores brasileiros. “Precisamos oxigenar os pequenos negócios, levar crédito a quem responde por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e gera 55% dos empregos formais. Para isso, estamos com a maior carteira de crédito, para as micro e pequenas empresas, já criada na história do país dentro do programa Acredita”, ressaltou.
Rérison Antônio Castro, diretor superintendente do Sebrae Tocantins, afirma que a iniciativa é uma ferramenta para aumentar a relevância dos pequenos negócios no desenvolvimento local. Segundo ele, o fomento ao empreendedorismo está cada dia mais presente na agenda dos municípios. Por este motivo, este prêmio é uma forma de reconhecer os prefeitos pelo apoio para com o empreendedor na elaboração desses projetos. ““O Tocantins tem uma peculiaridade, onde 98% das empresas são de pequenos negócios. Nesta direção, o Sebrae realiza o prêmio com a intenção de assegurar que as boas práticas de gestão empreendedora para os empreendedores sejam reconhecidas e multiplicadas”, destaca”, finaliza.
Texto: Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins