Política

Lula vence Bolsonaro no Sudeste e no Nordeste, mostra PoderData

Pesquisa PoderData realizada de 15 a 16 de agosto mostra que, em um eventual confronto de 2º turno entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL), o petista leva vantagem no Nordeste e no Sudeste. Nas outras 3 regiões, os 2 candidatos empatam tecnicamente. Os dados da pesquisa foram divulgados pelo Site Poder 360.

Nos dados do Brasil como um todo, Lula venceria Bolsonaro em um conflito direto por 52% a 38%. No 1º turno, em um cenário com mais 10 candidatos, o petista tem 44% e o presidente, 37%.

É preciso considerar que a pesquisa PoderData tem uma margem de erro de 2 pontos percentuais quando se considera o conjunto completo dos dados, mas esse número sobe ao olhar para apenas cada uma das 5 regiões. Como o número de entrevistas considerado é menor, a precisão diminui. Isso acaba provocando variações bruscas das curvas a cada 15 dias. O importante é considerar a trajetória: se um candidato está mais vezes à frente do que o adversário nas rodadas quinzenais sucessivas, é isso o que deve ser observado.

As margens de erro de cada região nos 2 últimos levantamentos também são mais baixas do que as de pesquisas anteriores. Isso se dá porque, hoje, o PoderData faz 3.500 entrevistas por rodada. Antes, eram 3.000.

O quadro atual indica que Lula parece estar consolidando uma liderança sobre Bolsonaro no Sudeste, onde registra vantagem de 20 pontos percentuais no 2º turno. O petista esteve numericamente acima do oponente nas 4 rodadas anteriores –ou seja, por 2 meses–, embora nem sempre fora da zona de empate técnico. A atual diferença de Lula para Bolsonaro no Sudeste é a mais alta nos últimos 3 meses

No Nordeste, o petista vem liderando consistentemente os cenários de 2º turno, sempre registrando taxa de intenção de votos próxima dos 60%. Bolsonaro, no entanto, parece traçar um lento movimento de alta: de 5 a 7 de junho para cá, subiu 9 pontos percentuais, de 23% para 32%.

Nas outras 3 regiões, Bolsonaro e Lula empatam tecnicamente em um confronto direto. Não há liderança clara.

O resultado indica um caminho difícil para Bolsonaro no 2º turno. O presidente dificilmente vencerá a eleição se não conquistar a liderança em pelo menos uma das duas regiões de maior eleitorado no país.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os resultados são divulgados em parceria editorial com a TV Cultura. Os dados foram coletados de 14 a 16 de agosto de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.500 entrevistas em 331 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-02548/2022.

Para chegar a 3.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie a sua conta única para todos os produtos do Portal Cleiton Pinheiro

 

Não tem conta?

Anuncie a sua empresa em um dos maiores portais de notícias do Tocantins.