Cidades

Palmas terá fornecimento de água suspenso aos domingos

Da Redação do CP Notícias

Foto: Divulgação/BRK Ambiental

Palmas terá o fornecimento de água interrompido nos próximos três domingos: dias 6, 13 e 20 deste mês, das 13h às 23 horas. Conforme a BRK Ambiental, empresa responsável pelo serviço na Capital, as interrupções programadas em toda a cidade serão necessárias para que a obra de ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), a ETA 6, seja concluída. 

A  ETA 6, que abastece 80% da população de Palmas, está sendo finalizada. A BRK Ambiental deu início à obra em 2019, um investimento de mais de R$ 28 milhões que irá tornar a estação duas vezes maior que a atual. Nesta etapa final serão realizadas três paralisações no abastecimento para que sejam feitas interligação de novas unidades do sistema de tratamento de água.

Atualmente, a ETA 6 tem capacidade de produção de 750 litros de água tratada por segundo. Com a reforma, a estrutura poderá produzir até 1.500 litros por segundo. Além do objetivo de acompanhar o crescimento da população da capital nos próximos 40 anos, a ampliação visa também a modernização do tratamento, com a inclusão de equipamentos de medição instantânea de parâmetros de qualidade e acionamentos e visualizações remotas de várias etapas do processo de produção de água tratada.

Interrupções programadas

As interrupções irão acontecer nos dias 6, 13 e 20/12, que são três domingos consecutivos, das 13h às 23 horas, e normalização do abastecimento deve acontecer até as 7h das segundas-feiras.

“Estamos com a equipe técnica mobilizada para garantir que as obras de interligação sejam executadas no menor prazo possível a fim de minimizar os impactos no abastecimento. Orientamos também que, os clientes que têm caixa d’água mantenham o consumo ao mínimo necessário para que não falte água em seu imóvel durante as intervenções e para contribuir no processo de recuperação do abastecimento”, destaca Sandra Leal, gerente de Operações em Palmas.

Os clientes serão informados das interrupções por SMS, carro de som e comunicados em redes sociais. Para garantir o recebimento das mensagens, a concessionária reforça a importância de os clientes manterem seus cadastros atualizados. Qualquer dúvida durante as interrupções, o cliente também pode contatar a BRK Ambiental por meio do 0800 6440 195 ou ainda pelas redes sociais (Twitter, Facebook e Instagram).

Tratamento de água

Na Estação de Tratamento de Água (ETA) a água passa por diversas etapas de tratamento até ser distribuída e chegar à torneira do cliente. O tratamento de água começa no gradeamento onde são retiradas folhas, galhos e outros materiais. Após essa etapa é realizada a floculação, onde as partículas de impurezas se juntam e são removidas. Na decantação as partículas que sobraram afundam, depois é feita a filtração, onde a água passa por filtros para a retirada de partículas menores. Também são adicionados cloro e flúor para garantir a desinfecção total da água e a prevenção da cárie dentária, respectivamente. Após essas etapas, a água é distribuída para os reservatórios. (Com informações da Ascom da BRK Ambiental).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie a sua conta única para todos os produtos do Portal Cleiton Pinheiro

 

Não tem conta?

Anuncie a sua empresa em um dos maiores portais de notícias do Tocantins.