Falta muito pouco para o eleitorado palmense ir às urnas para votar neste inédito segundo turno na Capital do Tocantins. Daqui a poucos dias, será só o eleitor em frente à urna. Não haverá mais propaganda eleitoral, debate, sabatina, vídeos de acusações ou qualquer outro meio que ainda tente influenciar a escolha do eleitorado.
E o poder da escolha é exatamente a maior arma que o eleitor tem nas mãos. Toda arma é, antes de tudo, um escudo. É um objeto que, de modo consciente ou instintivo, busca proteger; um gesto que nasce do impulso de sobreviver a qualquer ameaça próxima.
Com esse mesmo espírito de resistência, mais uma vez, precisamos enxergar na penumbra ao nosso redor a chance de transformar nossa arma mais poderosa em algo saudável. São apenas dois candidatos e uma única escolha que vai revelar qual é o projeto de cidade que a maioria do eleitorado deseja para os próximos anos.
Penso que o senso de fortalecimento da democracia e o autêntico desejo do melhor caminho para Palmas, que precisam sobressair dentro de cada um de nós.
É nossa responsabilidade dizer o que queremos e o que rejeitamos, e o voto é uma grande oportunidade de fazermos isso. As seções eleitorais estarão abertas das 8 às 17 horas, sem interrupção, e o palmense precisa comparecer. Verifique seu local de votação com antecedência, leve seu documento oficial, organize-se e não perca o direito de votar e escolher qual caminho você quer para a nossa cidade: Palmas.
Nesse sentido, não é demasiado ressaltar que o voto precisa ser consciente. As propostas, a trajetória de cada candidato, o que defende e o que rejeita; tudo isso precisa ser cuidadosamente analisado por você, eleitor. As propostas são possíveis de serem executadas? Estão alinhadas com o que mais importa para você e para a cidade? É preciso refletir e é preciso estar munido de muitas respostas antes de apertar a tecla verde na urna eletrônica.
Como líder classista e pioneiro na defesa das reivindicações dos servidores públicos tocantinenses, eu não poderia deixar de registrar aqui também o meu apelo para a nossa categoria. No próximo domingo, o servidor público tem em suas mãos a força de mais de 30 mil votos. Ao longo de todo o processo eleitoral, fiz muitos alertas e, por isso, nesta reta final, posso dizer: vote consciente, não se deixe levar pelas pressões e perseguições que certamente aconteceram no seu ambiente de trabalho ou em qualquer outro lugar. O voto é seu! A sua consciência é livre e na cabine de votação, só estará você.
Finalmente, expresso meus sinceros votos de que Palmas tenha eleições tranquilas. Desejo que esse marco histórico que é a primeira vez em que temos um segundo turno, seja oportunidade ímpar para o pleno exercício da nossa democracia. E que ao chegar a hora, cada eleitor possa exercer seu direito de votar a partir de uma decisão madura, refletida e consciente.
Por Cleiton Pinheiro
CEO do Portal CPNotícias e líder classista